Cotidiano

Número de pessoas desempregadas sobe e chega a 34 mil em Roraima

Segundo os resultados da Pnad-Covid, o total de pessoas desocupadas vem aumentando pelo terceiro mês seguido

O percentual de pessoas desempregadas cresceu cerca de 13% e chegou à 34 mil pessoas desocupadas em julho deste ano no Estado. Os dados são da pesquisa Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad-Covid), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Ibge) nesta quinta-feira, 20.

Em Roraima, segundo os resultados da Pnad-Covid, o total de pessoas desocupadas vem aumentando pelo terceiro mês seguido. Em julho o total de desempregados era de 34 mil. Em junho, o percentual era de 30 mil. Já em maio, eram 24 mil desocupadas.

“A taxa de desocupação em Roraima aumentou 1,5 ponto percentual de junho para julho (passou de 13,6% para 15,1%)”, informou o IBGE Roraima.

BRASIL – Assim como Roraima, o percentual de pessoas desempregadas também subiu no Estado. A pesquisa revela que, em julho, a taxa de desocupação subiu de 12,4% para 13,1%, atingindo 12,3 milhões de pessoas no país. 

Mais 438 mil pessoas ficaram sem emprego, na comparação com junho. Com isso, a população ocupada reduziu para 81,5 milhões de trabalhadores.

DESOCUPAÇÃO – Segundo o IBGE, o desemprego ou desocupação se refere às pessoas com idade para trabalhar (acima de 14 anos) que não estão trabalhando, mas estão disponíveis e tentam encontrar trabalho. Assim, para alguém ser considerado desempregado ou desocupado, não basta não possuir um emprego.

De acordo com a metodologia usada pelo IBGE na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), o estudante e a dona de casa são pessoas que estão fora da força de trabalho, já a empreendedora é considerada ocupada.