Nesta próxima quarta-feira (26) e quinta-feira (27) será realizado o processo de votação para escolha do reitor e de diretor geral do Instituto Federal de Roraima (IFRR), para 2020-2024. Em razão da pandemia, todo o processo de votação será feito de forma remota, por meio do sistema Hellios Voting (https://helios.ifrr.edu.br/), que ficará disponível pelo período das 8h até as 21h, na página oficial do IFRR.
Cada unidade que realizará as eleições vai disponibilizar um local para votação, para aqueles servidores e alunos que não tem acesso à internet, seguindo o protocolo de segurança em decorrência da pandemia do covid.
A apuração ocorre no dia seguinte e a contagem de votos será transmitida ao vivo por videoconferência no site do IFRR. A divulgação do resultado final, após recursos, acontece no dia 02 de setembro.
Sandra Mara Botelho (que concorre à reeleição) Marcos André Fernandes Spósito e Nilra Jane Filgueira Bezerra, concorrem ao cargo de reitor do IFRR
DIRETOR-GERAL
O processo de escolha de dirigentes para 2020-2024 também terá consulta para o cargo de diretor-geral em quatro campi do IFRR. Dois deles vêm apenas com um candidato disputando a preferência da comunidade acadêmica.
No interior, o Campus Amajari (CAM), localizado no município com o mesmo nome, tem como candidata a professora Pierlangela Nascimento da Cunha; na Capital, o Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), o professor Isaac Sutil da Silva.
Localizado no Município de Caracaraí, o Campus Novo Paraíso (CNP) terá a disputa polarizada entre os professores Josimar da Silva Chaves e Vanessa Rufino Vale Vasconcelos.
Na maior e mais antiga unidade do IFRR, o Campus Boa Vista (CBV), quatro candidatos concorrem: o técnico em assuntos educacionais Giovani Calerri dos Santos, a atual diretora-geral, professora Joseane Cortez, que busca a reeleição, e o professor Moacir Augusto.
O diferencial deste processo de consulta é que todo ele vai ocorrer de forma remota, conforme a Resolução 500/2020/Consup, com o uso das tecnologias da informação, segundo estabelecido pela Resolução 514/2020/Consup. O processo de consulta vai ocorrer em turno único de votação, com duração de dois dias.