Política

Tribunal Regional Eleitoral de Roraima terá novo presidente e vice

Mudança acontece em razão de aposentadoria do desembargador Jefferson Fernandes, atual presidente

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) terá nova gestão a partir desta sexta-feira, 28. O desembargador Leonardo Pache de Faria Cupello assume como presidente e a desembargadora Elaine Cristina Bianchi enquanto vice-presidente/corregedora da instituição. 

Segundo o TRE-RR, a posse dos dois magistrados acontece em razão da renúncia do então presidente, desembargador Jefferson Fernandes da Silva, que irá se aposentar. O mandato de Fernandes encerraria somente em fevereiro de 2021. Os novos gestores assumem, nos termos do Artigo 13, parágrafos 4º e 5º, que tratam sobre os casos de vacância de cargos. Os dois magistrados irão comandar as eleições municipais de 2020.

A posse dos magistrados acontece na próxima sexta-feira às 15h. Em função da pandemia, a solenidade de posse será realizada de maneira virtual, com transmissão ao vivo pelo canal do TRE-RR, no YouTube.

Com a posse, o Pleno do TRE-RR passará a ter a seguinte composição: desembargador Leonardo Cupello (Presidente), desembargadora Elaine Bianchi (vice-presidente/corregedora), Graciete Sotto Mayor (juíza estadual), Rozane Ignácio (jurista), Francisco de Assis (jurista), Bruno Leal (juiz federal) e Luiz Alberto Morais Júnior (juiz estadual).

Desembargadora Elaine Bianchi assume enquanto vice-presidente do TRE-RR (Foto: Divulgação)

PERFIL – O desembargador Leonardo Pache de Faria Cupello ingressou na magistratura estadual em novembro de 1993. É graduado em Direito pela Faculdade Cândido Mendes, com especialização e mestrado em Ciências Jurídico-criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (Portugal), doutorando pela Universidade de Barcelona (Espanha) e doutorando em Relações Internacionais pela Universidade Autônoma de Lisboa (Portugal).

Elaine Bianchi tomou posse como desembargadora do Tribunal de Justiça em novembro de 1993. É bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (SP), especializada em Direito Civil e Processo Civil e doutoranda em Ciências Jurídicas e Sociais.