Cotidiano

Servidores com menos de 60 anos voltam ao trabalho nesta segunda

Medida é válida também para estagiários e colaboradores

Os servidores estaduais voltam nesta segunda-feira, 31, para o trabalho de forma presencial. A medida é válida para todos os empregados públicos, estagiários e colaboradores da administração estadual direta e indireta, com exceção para os servidores com idade igual ou acima de 60 anos ou que façam parte do grupo de risco. 

O plano de retorno da jornada de trabalho presencial dos servidores estaduais havia sido anunciado pelo governador Antonio Denarium (sem partido) em coletiva de imprensa na semana passada e foi publicado no Diário Oficial do Estado (Doerr) de sexta-feira. 

No decreto, o governador define que os órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual deverão retornar às atividades presenciais a partir de 31 de agosto. A exceção são as escolas, onde fica mantida a suspensão das aulas presenciais na rede pública estadual de ensino.

Os gestores, sendo secretários de Estado ou dirigentes, deverão efetuar o planejamento da retomada das atividades no órgão sob sua gestão, em conformidade com as medidas de segurança recomendadas pelas autoridades de saúde e pelo Governo.

No caso, o uso obrigatório de máscara, distanciamento social, limitar acesso de uma pessoa para cada 4m², dividir o trabalho nos setores por turno para diminuir a quantidade de servidores no setor de uma vez; garantir a ventilação dos espaços, além da utilização de termômetro capaz de fazer a leitura instantânea por aproximação sem contato físico, entre outras orientações.