Uma das principais aliada para prevenir e evitar doenças cardiovasculares é a alimentação saudável e equilibrada. De acordo com a nutricionista Flávia Amaro, coordenadora do curso de Nutrição da Estácio da Amazônia, ao contrário do que muita gente pensa, o colesterol é um tipo de lipídio, ou seja, gordura produzida pelo fígado; essencial para o funcionamento do organismo.
Para equilibrar o colesterol, a professora orienta para o consumo de alimentos fontes de fibras dietéticas, como frutas, verduras e legumes. “Dê preferências a boas fontes de gorduras, como azeite de oliva, castanhas, nozes e amendoins, peixes e abacate; prefira cereais integrais, arroz, pão, biscoito; consumir diariamente feijões, ervilhas, lentilhas ou grão de bico, além de praticar regularmente atividade física”, sugere.
“Faz parte da estrutura das células do sistema nervoso central, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. Além de ser o precursor de hormônios [estrogênio, androgênio e progesterona], adrenocorticais e vitamina D. Os lipídios também atuam na formação de ácidos biliares, necessárias para digestão de gorduras”, completa.
No entanto, há um limite recomendável para o colesterol no organismo porque já se comprovou a relação entre o colesterol alto e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Isso ocorre porque o excesso de “colesterol ruim” se deposita nas artérias do corpo, formando placas de gordura que, ao longo do tempo, pode obstruir a passagem de sangue para os órgãos.
“Portanto, aumentando a incidência de graves problemas de saúde como acidente vascular cerebral [AVC], morte súbita e doença coronariana”, alerta. A professora de Nutrição da Estácio, Lusyanny Albuquerque, destaca, por exemplo, que os alimentos de origem animal precisam ser consumidos de forma moderada como carnes, ovos, leite e derivados integrais.
E outros precisam ser realmente evitados como margarina, frituras, molhos industrializados, doces em geral, e os embutidos como salames, salsinha.
Como forma de prevenir, sensibilizar e conscientizar a população sobre os problemas de saúde causados pela elevação do colesterol total no organismo, o mês de agosto é dedicado ao combate ao colesterol, como instituído pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.