Em Roraima, 78 mil testes rápidos para a detecção de COVID-19 foram distribuídos para os 14 municípios do interior e para a Capital Boa Vista. Dos 78 mil kits, Boa Vista receberá cerca de 40 mil por concentrar a maior parte da população.
Uma entrega simbólica dos testes foi feita no Comando Geral do Corpo de Bombeiros, localizando na avenida Venezuela, no Mecejana, nesta sexta-feira (4), aos secretários municipais de saúde de Alto Alegre, Bonfim, Mucajaí, Rorainópolis, Cantá, Iracema, São João da Baliza e Normandia. Porém, todos os municípios vão receber os testes. Dos 78 mil kits, Boa Vista receberá cerca de 40 mil por concentrar a maior parte da população.
De acordo com o titular da Sesau (Secretaria de Saúde), Marcelo Lopes, a campanha de testagem em massa tem como foco a construção de um inquérito epidemiológico sobre a pandemia de Coronavírus (COVID-19) em Roraima e para tanto é preciso somar esforços para alcançar o resultado pretendido.
“Sabemos das limitações dos municípios e o governador Antonio Denarium está sensível às dificuldades enfrentadas em cada região. Temos que preparar as unidades de saúde para que a gente continue mantendo os índices de estabilidade para que a gente alcance a queda na transmissão e que continuemos mantendo o menor índice de mortalidade do País”, declarou Lopes.
Para a secretária de saúde do município de Bonfim, Lisete Spies, a iniciativa é de grande valia e será fundamental para garantir a testagem em massa dos moradores da região no dia 9 de setembro. “Quero agradecer a iniciativa do Governo do Estado que entende a necessidade da atenção básica e tem trabalhado junto com a gente. É muito importante fazer a testagem para que possamos detectar aqueles casos assintomáticos para que essas pessoas possam entrar em isolamento e fazer o tratamento para que não contaminem mais pessoas”, disse.
O secretário de saúde do município de Alto Alegre, Claudiomiro Aguiar Ferreira acredita que a partir do apoio do Governo do Estado será possível reforçar a assistência à população. “A chegada do material vai proporcionar o reforço do trabalho que já está sendo feito no município e com isso poderemos saber como estão os índices de registro na região e tomar as providências cabíveis. Todo o apoio é bem-vindo e quem ganha é a população”, agradeceu.
Para o titular da Sesau, o trabalho integrado é fundamental para garantir que a população seja alcançada de maneira mais rápida e plena. “Precisamos unir forças para vencer essa pandemia juntos, independente de política ou opiniões, cada um fazendo o seu papel e todos nós reunidos em prol de um único objetivo que é oportunizar à população a chance de realizar a testagem e ter a segurança de que está bem para seguir com sua rotina”, pontuou.