Política

Pais pedem a retomada imediata dos atendimentos do Centro de Equoterapia

Pais e responsáveis de crianças e adolescentes que são atendidos pelo Centro de Equoterapia do Estado de Roraima compareceram a sessão ordinária desta quarta-feira (6), no plenário da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), para pedir apoio dos parlamentares para reativação dos tratamentos de reabilitação que estão paralisados desde o início deste ano.
A deputada Lenir Rodrigues (PP) se pronunciou na tribuna e cobrou do Executivo o retorno imediato das atividades. Segundo ela, os atendimentos foram suspensos no dia 22 de dezembro de 2014 em decorrência do calendário escolar.
Com o retorno das aulas da rede estadual de ensino, os serviços multidisciplinares oferecidos gratuitamente às pessoas com deficiência deveriam ter retornado.
“Tem um caso de uma praticante paraplégica que já estava dando os primeiros passos e, agora, a moça não está mais andando e com depressão. É necessário que nós tenhamos a coragem de evitar isso e articular pra que o centro retome as atividades imediatamente. São vidas que estão sendo desperdiçadas”, lamentou a parlamentar.
O Centro de Equoterapia que funciona no Parque de Exposições, BR-174, é considerado o melhor centro de reabilitação do Norte do Brasil. O local funcionava com fonoaudiólogos, fisioterapeutas, pedagogos, psicólogos, professores e militares da Cavalaria para atender 108 praticantes. Segundo o deputado Coronel Chagas (PRTB), com a mudança de governo, todos esses profissionais foram exonerados.
“Comprovadamente, a equoterapia auxilia de forma importante na recuperação e qualidade de vida de crianças, idosos e adolescentes. Infelizmente, hoje, o atendimento está parado em razão de remanejamento de cargos e de pessoal. E os animais que não são utilizados, vão perdendo todo o investimento”, disse Chagas. O centro é coordenado pela Secretaria Estadual de Educação em parceria com a Polícia Militar e Secretaria Estadual de Saúde entre outros órgãos.
Os deputados George Melo (PSDC), Marcelo Cabral (PMDB), Francisco Mozart (PRP), Izaias Maia (PRB) e o presidente da ALE-RR, Jalser Renier, também lamentaram o descaso do governo com o centro e fizeram um apelo a governador Suely Campos (PP) para que os tratamentos de reabilitação sejam retomados.
“A equoterapia foi um projeto que funcionou. Não interessa se foi de um governo passado. Que a governadora se sensibilize como mãe, como mulher e como pessoa da família, pois não houve flexibilidade da Secretaria Estadual de Educação de entender o que passa um pai que tem um filho que precisa de atendimentos especiais. É um apelo por um trabalho que realmente deu certo e que hoje está sendo ‘descontado’ por uma bandeira que não pode ser considerada democrática”, disse o presidente da ALE-RR.
Pai alega prejuízo à filha
Juliana Clarisse Pinto, 13 anos, tem Síndrome de Down. Há quatro anos ela recebe atendimento especializado no Centro de Equoterapia do Estado. Com o acompanhamento da equipe multidisciplinar, Clarisse desenvolveu a fala, o raciocínio e a leitura.
Parte desse avanço, segundo o pai de Clarisse, o analista de sistema Edmilson Pinto, está se perdendo em decorrência da descontinuidade do tratamento. “Eu sinto que ela perdeu um pouco do desenvolvimento. É todo um trabalho envolvendo não só a parte de saúde e motora, mas também a parte intelectual e cognitiva. Com a descontinuidade disso, a gente sente a diferença”, disse Edilson.
Segundo ele, existe uma comissão de pais que, além de pediram apoio da ALE-RR, já procurou o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) para cobrar a reativação dos tratamentos.
Líder do governo diz que atendimentos serão retomados
Após a interpelação dos demais colegas parlamentares sobre o Centro de Equoterapia, o líder do governo, deputado Brito Bezerra (PP), afirmou que a Secretaria de Estado da Educação teria dito que já trabalha na análise da documentação dos novos profissionais que deverão atuar no centro.
“Resolvido essa situação da contratação dos profissionais e da volta da parceria com a Polícia Militar, o centro voltará a funcionar”, disse Brito ao ressaltar parte de suas emendas parlamentares será destinada para reforma do Parque de Exposições, local que abriga o Centro de Equoterapia.
Fonte: Secom/ALE-RR