Cotidiano

Governo firma cooperação para o ZEE

Representantes do Ministério do Meio Ambiente virão a Roraima para analisar os entraves que impedem conclusão do Zoneamento

Em reunião com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, realizada ontem à tarde, em Brasília, a governadora Suely Campos (PP), a senadora Ângela Portela (PT) e o secretário de Planejamento, Alexandre Henklain, firmaram um termo de cooperação técnica para resolver os entraves que envolvem o Zoneamento Ecológico Econômico (ZEE).
Com a cooperação técnica, a previsão é que até o final deste ano o ZEE esteja concluído. Com isso, um dos pontos a ser definido é que a reserva legal nos imóveis rurais vai reduzir de 80% para 50%. A possibilidade de redução da área legal só vale para os estados que têm mais de 65% do território ocupados por unidades de conservação de domínio público e terras indígenas, características presentes em Roraima. Com a alteração, o Estado ganha quatro milhões de hectares de terras para a agricultura.
Durante a audiência, a governadora Suely Campos expôs as dificuldades tanto instrumental quanto técnica do Estado. “O ZEE é um instrumento fundamental para a implantação de políticas socioeconômicas e ambientais de Roraima. Por isso pedimos apoio técnico e financeiro, que viabilizem sua conclusão, dando à nossa administração condições de adotarmos políticas voltadas ao desenvolvimento de Roraima”, afirmou Suely Campos. O valor do recurso que será repassado pelo Governo Federal ainda não foi informado.
Segundo o secretário de Planejamento, por conta de problemas técnicos, os projetos antigos não eram referendados pelo Conselho Nacional do ZEE. Durante a reunião, foi acertada uma visita de representantes do Ministério do Meio Ambiente a Roraima, que está marcada para os dias 26 e 27 de maio.