Cotidiano

Produção de gergelim pode alcançar 20 mil hectares em 2021

Projeto piloto foi plantado inicialmente com uma produção de cerca de 500 hectares no Alto Alegre e em perímetros de Boa Vista

Roraima passou a contar com uma produção de gergelim orgânico e, se o projeto superar as expectativas lançadas, a previsão é que plantação alcance até 20 mil hectares já em 2021.

A informação foi repassada à Folha pelo produtor rural Osmar Queiroga, um dos responsáveis pela implantação do projeto piloto para produção de gergelim no Estado. O agricultor informa que a ideia de produzir no extremo norte se deu por meio de uma parceria com a empresa Multiagro, instalada em Roraima, tendo em vista as características do solo e do clima na região.

Segundo Osmar, embora a produção de gergelim exija poucas necessidades, como um pequeno ajuste do solo e clima ameno, um dos atrativos é a luminosidade no Estado, que chega a ser duas horas à mais do que no Mato Grosso, outro estado com plantio do material.

“A gente sabe que Roraima tem cerca de duas horas a mais de sol em comparação com Mato Grosso, o que pode fazer com que o gergelim tenha um ciclo menor. No Mato Grosso o período é de 95 dias e em Roraima a gente talvez consiga reduzir para 85 dias. Estamos vendo na prática e ajustando”, informou.

Queiroga disse ainda que inicialmente foi implantado o projeto piloto, com uma produção de cerca de 500 hectares com plantações no Alto Alegre e em perímetros de Boa Vista, cerca de 100 quilômetros da Capital.

O produtor explica que após a plantação, a próxima etapa será de análise para saber se Roraima consegue efetuar a segunda safra de gergelim. “O Estado não tem a segunda safra. Normalmente os produtores plantam só milho ou plantam só soja e vão alternando. Como o gergelim é uma cultura mais rústica, que precisa de menos água para produção, a gente vai fazer o teste para ver se a gente consegue produzir. Creio que na primeira quinzena de dezembro a gente já esteja colhendo. Tudo vai depender desse projeto inicial. Se der tudo certo ano que vem a gente planta 20 mil hectares”, afirma.

USO DO GERGELIM – A planta do gergelim é conhecida por ser benéfica para a saúde, com fortalecimento dos ossos e redução de sintomas da diabetes. Em Roraima, a expectativa é que o uso do alimento seja somente para exportação, possivelmente para uso na culinária.

“O produto que for plantado em Roraima será 100% de exportação, nada para produto interno. Então, não temos que nos preocupar em colocar ele no mercado. Ainda assim, o gergelim pode ser utilizado de várias formas. Por exemplo, como a paçoca de gergelim. Ele também é usado para produção de óleo, muito usado na culinária japonesa, chinesa, indiana e árabe”, relatou.