Boa Vista sedia hoje o I Intercâmbio de Economia Solidária entre Roraima e Amazonas, que segue até sábado, promovido pela Superintendência Regional do Trabalho (SRTE), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) junto com o Fórum Estadual de Economia Solidária. O objetivo é discutir políticas públicas com enfoque em empreendimentos cooperativos, associações e grupos informais.
“Queremos fazer este evento porque as pessoas em Roraima não acreditam que a economia solidária é rentável. No caso, para que ela seja, é preciso que as políticas públicas funcionem. O pessoal do Amazonas está vindo justamente para mostrar que lá vem funcionando”, disse o assessor da superintendência, Wilcharlison Marques.
O caminho deste processo já existe, segundo ele, que é um dos organizadores do evento. “Aqui existem muitas promessas do poder público, as quais, infelizmente, muitas vezes não acontecem. Por isso esta incredulidade”, complementou ao frisar que as atividades do intercâmbio precisam ter maior credibilidade. A parceria do Fórum da Economia Solidária com a SRTE deu um ânimo nas discussões, segundo ele. “Também conseguimos uma parceria com o Governo do Estado, através da Setrabes [Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social]”.
Durante a programação, serão expostos e discutidos trabalhos e experiências de empreendimentos do Amazonas e de Roraima, como projetos de artesanato feitos por mulheres, representantes indígenas e de várias cooperativas e grupos informais. Hoje haverá apenas a recepção dos participantes do Amazonas, no alojamento do Ginásio Totozão, no Parque Anauá às 14h.
Amanhã, às 8h, no auditório da Universidade Federal de Roraima (UFRR), será realizado o seminário com o tema “O papel da Economia Solidária no Desenvolvimento Socieconômico do Estado de Roraima”, quando será discutida a participação da sociedade em geral na economia solidária. Às 16h, a programação continua na feira do bairro Santa Teresa, zona Oeste de Boa Vista. No sábado, o evento ocorre durante todo o dia, na mesma feira.
Marques explicou que é importante que a população participe do evento. “As pessoas precisam ver com seus próprios olhos que a economia solidária dá certo. Basta que as políticas públicas funcionem, e esse ponto será discutido”, destacou.
Objetos produzidos por empreendimentos solidários de Roraima e do Amazonas serão expostos e colocados à venda durante o evento. A participação é gratuita e não é necessário fazer inscrição. Para maiores informações os interessados em participar podem ligar para o número (95) 99111-9614. (JPP)
Cotidiano
Fórum discute economia solidária no Estado
Os estados de Roraima e Amazonas irão fazer intercâmbio para fomentar a economia solidária e mostrar ações que dão certo