Economia

Aumento em preços preocupa donos de lanchonetes e pizzarias

Produtos como queijo, linguiça calabresa, farinha de trigo sofreram aumento nos preços nas últimas semanas

Os proprietários de lanchonetes e pizzarias de Boa Vista tomaram um susto com o aumento nos preços de produtos utilizados para a preparação de sanduíches e pizzas. O queijo mussarela, por exemplo, que custava em média R$20 o quilo, está custando R$34 em alguns supermercados.

A alta de até 70% no preço do produto, que faz parte de muitos lares brasileiros e do setor de restaurantes, está preocupando a maioria dos donos de pizzarias, que de um lado não querem aumentar o valor da pizza para não perder a clientela, mas ao mesmo tempo precisam reajustar seus cardápios para não fecharem as portas neste momento de crise.

“O queijo mussarela representa 40% dos insumos da pizza, ou seja, se ele aumenta infelizmente a pizza aumenta também. Está quase inviável ser empresário do ramo alimentício em Roraima. Empresas estão fechando, estão matando as pequenas empresas. Os aumentos nos preços são abusivos, e é muito difícil se manter no mercado assim”, disse o empresário do ramo, Lucas Soares.

Outro produto que sofreu reajuste foi a linguiça calabresa, que passou de R$35 o pacote com 2,5 quilos, para até R$45 o pacote, um aumento de quase 29%.

Para Lucineide Arruda, que é proprietária de uma pizzaria que atua na modalidade de entregas, a dificuldade tem sido manter os preços para não perder clientes.

“Estamos pesquisando as promoções, vendo sempre onde está mais em conta, pois a cada dia ficam mais caros os produtos, e mesmo assim estamos mantendo o preço das pizzas, pois sabemos que muitos clientes não entenderão se houver aumento. Mas está muito difícil”, relatou.

INFLAÇÃO – De acordo com o economista Fábio Martinez os índices inflacionários estão sendo sentidos de forma mais acentuada pelos empresários.

“Por conta da pandemia, os empresários não conseguem passar o aumento dos seus custos para o preço da mercadoria, pois a demanda diminuiu. E se eles repassarem todo o aumento que sofreram consequentemente irão perder clientes em um momento que já é tão delicado”, explicou.

Martinez citou alguns dos fatores que elevam os preços dos produtos. “O aumento no queijo está mais relacionado a quantidade de leite, que nessa época de entressafra tende a diminuir. Outro fator, é que grandes indústrias reduziram a produção durante a pandemia e algumas até mesmo fecharam as portas”, detalhou.

Segundo ele, com a retomada das atividades as empresas estão precisando do produto em maior quantidade, mas a produção ainda não está sendo feita de forma suficiente pelas indústrias, o que consequentemente aumenta os preços.