O vereador Renato Queiroz (MDB) renunciou ao mandato na Câmara Municipal de Boa Vista (CMBV) e tomou posse como deputado federal nesta quinta-feira, 10. Em seu lugar assume Alan do Povão (Solidariedade).
Conforme o presidente da Câmara Municipal, Mauricélio Fernandes (MDB), Renato Queiroz deu entrada com pedido de renúncia ao cargo de vereador de Boa Vista. Nas eleições municipais de 2016, os quatro vereadores eleitos pela coligação Boa Vista Para Todos foram o próprio Mauricélio, Renato Queiroz, Wagner Feitosa (Solidariedade) e Genilson Costa (Solidariedade).
“Se qualquer um deles se afastasse ou fosse cassado, quem assumiria era o Alan do Povão”, comentou o presidente da Câmara. Mauricélio Fernandes, informando que Alan do Povão tomará posse como vereador na próxima segunda-feira (14), às 10h.
HISTÓRICO – Alan do Povão já passou por dois períodos enquanto vereador na Câmara Municipal de Boa Vista. Em março de 2018, Alan foi empossado no parlamento em cumprimento a uma decisão judicial. Ele assumiu o lugar do vereador Wagner Feitosa (SD), afastado por 120 dias.
No entanto, em abril do mesmo ano, o Tribunal de Justiça decidiu por suspender a posse do suplente por se tratar somente de um afastamento e que cabia à Câmara a decisão sobre o mandato de Feitosa.
Em julho do mesmo ano, com o fim do afastamento de 120 dias, a Justiça Eleitoral julgou à revelia a possibilidade de Alan do Povão assumir o cargo por ele ter mudado de sigla, saindo do Solidariedade (SD) para o Partido Republicano Brasileiro (PRB). Na época, a Presidência da Câmara Municipal informou que iria esperar a decisão judicial para saber qual atitude tomar.
Somente em janeiro de 2019 que foi anunciada a nova posse de Alan. Em junho de 2019, o vereador Wagner Feitosa retornou à Câmara Municipal de Boa Vista após ser posto em liberdade provisória.
Renato Queiroz é empossado deputado federal enquanto suplente de Ottaci
“Venho para somar e fazer o máximo o que puder enquanto estiver em exercício” (Foto: Ascom parlamentar)
O vereador Renato Queiroz assumiu enquanto suplente em exercício na Câmara dos Deputados, frente ao licenciamento do deputado federal Ottaci (Solidariedade), que é pré-candidato à Prefeitura de Boa Vista (PMBV).
À Folha, o vereador informou que quer contribuir com o Estado como deputado federal e, acima de qualquer coisa priorizar a vontade da população. “Venho para somar e fazer o máximo o que puder enquanto estiver em exercício”, informou.
Já como deputado federal, disse que manteve contato com alguns parlamentares da bancada do MDB. Queiroz disse ainda que conversou com a equipe de assessores da liderança do partido, para saber como poderá contribuir para as discussões do orçamento.
“Temos uma postura independente, cuja marca principal é atuar como ponto de equilíbrio entre as forças políticas para conseguirmos os melhores resultados para a população”, ressaltou. “Precisamos muito continuar lutando por mais recursos para Roraima”, completou.
Segundo ele, nesse momento tem que se pensar em pautas do pós-pandemia. O parlamentar afirma ser favorável à manutenção do auxílio emergencial proposto pelo governo. “Ao mesmo tempo, temos de olhar para o futuro. Nesse sentido, o meu partido aposta muito na Reforma Tributária para simplificar o sistema e gerar crescimento, emprego e renda”, comentou.
No caso de uma provável eleição de Ottaci para o Palácio 09 de Julho, Renato continuará na Câmara dos Deputados até 2022, quando encerra o mandato.
PERFIL – Renato Queiroz é roraimense, nascido em Dezembro de 1983. Assumiu como vereador por Boa Vista em 2015, após renúncia do então vereador Masamy Eda, que foi eleito deputado estadual na Assembleia Legislativa. No ano seguinte, em 2016, foi o vereador com a segunda maior votação no pleito municipal.