Nesta sexta-feira, 8 de maio, os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental apresentarão aos pais duas exposições: “Fazendo Arte: Grandes Pintores e Pequenos Artistas” e “Pintando do Caburaí ao Chuí”. Todo o acervo estará aberto à visitação dos pais, no Pátio do Centro de Educação Sesc, no Mecejana, das 10h às 11h30 e das 16h às 17h30.
O Projeto “Fazendo Arte: Grandes Pintores e Pequenos Artistas” têm como objetivo proporcionar aos alunos a história e a infância de grandes pintores que marcaram época como Cândido Portinari, Ivan Cruz, Claude Monet, Vicent Van Gogh, Romero Britto, Aldemir Martins e Tarsila do Amaral.
A partir daí, durante o bimestre, releituras em telas e objetos diversificados foram produzidos, inclusive materiais recicláveis como caixas de papelão, jornal, revistas e pratos descartáveis.
Para a ação os alunos adquiriram conhecimentos sobre cores, linhas e formas. Desenvolveram a imaginação, criatividade, atenção, concentração, expressão artística, percepção visual e noção espacial.
Durante a exposição haverá ainda a exposição de um vídeo com o acompanhamento do bimestre através de imagens feitas na sala de aula. De acordo com Ana Cláudia, supervisora da Educação Infantil, a intenção é favorecer o processo criativo de cada indivíduo.
“Procuramos desenvolver os diferentes tipos de linguagem, oral, visual, corporal e escrita, possibilitando que as crianças expressem suas opiniões e que desenvolvam a capacidade de pensar, falar e criar, tornando-se produtoras de arte, além de despertar o gosto pela leitura e pelas artes”, disse.
Já o Projeto “Pintando do Caburaí ao Chuí” inclui os alunos do Ensino Fundamental I. A exposição de telas será dividida em dois grupos: artistas locais e artistas nacionais. Entre os artistas locais, foram destacados os artistas plásticos Ana Mendina, Isaias Miliano e Bartolomeu Silva.
Além destes o artista Zeca Preto contribuiu com suas poesias, os alunos realizaram uma releitura das poesias em telas. Romero Britto, Gustavo Rosa, Ivan Cruz e Tarsila do Amaral serão os artistas brasileiros de renome.
Suzan Kachelen Ferreira Soares é supervisora pedagógica e aponta a exposição como culminância do bimestre. Ela relata que após a exposição os alunos levarão para casa as telas produzidas.
Para a diretora regional do Sesc-RR, Cristiane Silva, as exposições representam uma oportunidade ímpar de participação dos pais na vida escolar dos filhos.
“Aos pais, gostamos de ressaltar que a participação na vida escolar do filho reflete muito nos resultados apontados na conclusão desse período. Contamos com a participação de todos para a valorização não só da arte e do método de ensino aplicado, mas também aos trabalhos de releitura que cada aluno desenvolveu”, destacou.
Fonte: SESC-RR