Política

Estados Unidos dizem que visita à RR visa defesa da democracia

Comunicado oficial foi expedido pelo Departamento do Estado dos EUA

O Departamento do Estado dos Estados Unidos da América (EUA) voltou a se pronunciar sobre a vinda do secretário Mike Pompeo ao Brasil e comunicou que a visita aos parceiros da América do Sul tem o objetivo de defender a democracia e combater a covid-19.

O Governo dos EUA disse que o foco será destacar o apoio mútuo aos imigrantes venezuelanos que fogem da crise em seu pais. “Os EUA têm sido importantes parceiros e doadores de recursos para a Operação Acolhida, força-tarefa a cargo do governo brasileiro”, informou.

“O Departamento de Estado frisou que desde o início da gestão do presidente Jair Bolsonaro, as relações entre o Brasil e os EUA foram alçadas a novo patamar, ancoradas na convergência de valores dos dois governos”, diz trecho de nota encaminhada pelo Departamento à imprensa.

Pompeo chegou a Roraima na tarde desta sexta-feira (18), cumprindo agenda de visita aos países da América Latina. Ele desembarcou na Base Aérea de Boa Vista e de lá seguiu para visitar um abrigo de atendimento a venezuelanos de responsabilidade da Operação Acolhida,

O secretário de Estado está acompanhado do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo; do coordenador da Operação Acolhida, General Barros, do governador do Estado de Roraima, Antonio Denarium (sem partido) e do senador Chico Rodrigues (Democratas).

Leia mais – Secretário de Estado dos EUA chega a abrigo da Operação Acolhida