Cotidiano

Casos sobem para 48,3 mil e ocupação na UTI do HGR é de 100%

O número de leitos de UTI no HGR passou de 36 para apenas dez, desde o dia 12 de setembro

O número de casos do novo Coronavírus em Roraima atingiu a marca de 48.302 infectados, neste sábado (19), conforme boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde (Sesau). Foram confirmados 214 novos casos, 71 pelo Laboratório Central (Lacen) e 143 por testes rápidos. O número de óbitos permanece em 613 e ainda há 51 mortes em investigação.

Pelo terceiro dia consecutivo, a taxa de ocupação na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do HGR (Hospital Geral de Roraima), referência para o tratamento da Covid-19 no estado, é de 100%.

Desde o dia 12 deste mês o relatório diário da Sesau passou a mostrar apenas dez leitos para pacientes graves da doença. Antes, eram 36.

“Por conta da redução das mortes e internações por Covid, os leitos da Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Geral de Roraima também estão sendo utilizados para outras comorbidades, conforme a necessidade da população”, informou a Sesau.

No Hospital de Campanha, que oferece 22 leitos de UTI, há 10 pacientes internados. Na maternidade não há pacientes graves.

O Hospital da Criança possui dez leitos de UTI e dois deles estão ocupados. Em Rorainópolis, com cinco leitos destinados para casos graves, também há apenas duas pessoas internadas.

Hoje apenas um paciente recebeu alta hospitalar e deixou o HGR. Atualmente, 15.324 pessoas são consideradas recuperadas mediante tratamento médico.