Cotidiano

Bebê nasce com quase 7kg em RR e pode ser uma das maiores do país

Segundo a secretaria estadual de Saúde (Sesau), a menina é considerada até agora o segundo maior bebê que nasceu em Roraima em 2020

Uma bebê nasceu com quase 7kg em Roraima e pode ser um dos maiores recém-nascidos do país. A menina que ainda não tem nome virou o xodó da maternidade. Ela nasceu neste domingo, 20, com 6,815 kg e surpreendeu todo mundo. 

Segundo a secretaria estadual de Saúde (Sesau), a menina é considerada até agora o segundo maior bebê que nasceu em Roraima no ano de 2020.  A média de peso para recém-nascidos do sexo masculino é de 3,300 kg e para menina, a média chega aos 3,200 Kg. Não há uma lista oficial com o ranking de peso de recém-nascidos, mas a bebê pode ter sido um dos maiores do Norte e até do país. 

Conforme a médica responsável pelo parto, Eugenia Glaucy, a bebê nasceu com 58 centímetros e é considerada um caso raro.  A especialista explica que o tamanho da criança já era esperado, pois a mãe apresentou durante a gravidez diabete gestacional. A mãe da criança tem 22 anos e esta é sua quarta cesária.

“No fundo é uma situação muito triste. A mãe só fez duas consultas no pré-natal, era diabética e não sabia, então imagina a qualidade desse pré-natal? Isso é nossa rotina, vemos as mulheres na saúde municipal cumprirem as visitas sem exame”, explica.

Glaucy disse que uma das explicações para bebês com peso acima do padrão é o diabetes e disse que por conta dessa descompensação metabólica, isso interferiu no tamanho da menina.

“Graças a Deus ela e nem a mãe teve complicações na hora do parto. A criança nasceu perfeita, mas não saudável e agora está em observação na UTI no serviço de neonatologia. A equipe vai prestar um cuidado diferenciado nesses primeiros dias de vida por ser um bebê gigante, pois, há necessidade de monitorar os quadros hiperglicêmicos para impedir que ela desenvolva diabetes na fase adulta”.