Cotidiano

Doações de sangue caem 40% durante a pandemia e estoque é crítico

Diante dessa realidade, a unidade está chamando doadores com o objetivo de reabastecer o estoque para conseguir atender as demandas

O Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima (Hemoraima) está com o estoque de sangue em estado crítico para todos os tipos sanguíneos, e principalmente o do fator RH “O-“.

Diante dessa realidade, a unidade está chamando doadores com o objetivo de reabastecer o estoque para conseguir atender as demandas das unidades de saúde do Estado. Os doadores podem comparecer a unidade e fazer doação espontânea ou agendar atendimento.

Segundo a gerente do Núcleo de Captação do Hemoraima, Juliane Uchôa, as doações diminuíram cerca de 40% durante a pandemia.

 

“Estamos precisando de doações de todos os tipos sanguíneos, sem exceção. O “O-“ é o mais critico por ser o doador universal. Reforçamos que quem teve Covid-19, pode voltar a doar um mês após a finalização do tratamento ”, disse Juliane.

 

COMO DOAR – O Hemoraima está aberto para doadores das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h, na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima). 

Para doar sangue, a pessoa deve ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses. Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal, bem como cópia da carteira de identidade.

É necessário ter mais de 50 quilos, estar alimentado e em boas condições de saúde, além de apresentar um documento original, com foto. São exemplos: RG (Registro Geral), CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou Carteira de Trabalho.