Quando o assunto é negociar com o cliente, muitas empresas sentem dificuldade em razão de inúmeros fatores, como exemplo, a concorrência de mercado, falta de estrutura e, às vezes, falta de conhecimento sobre o segmento que atua.
Uma das maiores dificuldades do profissional ou de pequenas empresas está na hora de quantificar o valor do serviço contrato por determinados clientes. Quem se aventura, sabe da grande dificuldade, ainda mais no mercado roraimense.
Na pandemia, o turismo perdeu espaço e ganhou dificuldades para se manter, assim como outros segmentos, como o da cultura. O turismólogo Hélio Zanona Neto, sócio de pequena empresa e guia de turismo regional sofreu na pele o problema. Com mais de 10 anos de experiência, vivenciou problemas com cálculos, estresses e prejuízos na hora de desenvolver os roteiros à mão e em planilhas de Excel.
Por isso decidiu mergulhar nos estudos e, logo, ensinar o que havia aprendido. Em fevereiro começou a ministrar cursos de Precificação de Roteiros Turísticos e percebeu que a dificuldade era mais comum do que ele imaginava.
Na primeira turma, percebeu que os alunos (empreendedores ativos e experientes) tinham dificuldade nos cálculos de precificação e operação de planilhas, o que lhe deu o cenário que aqueles profissionais há anos perdiam dinheiro ou deixavam de ganhar mais.
Após isso, ele com uma equipe de colaboradores técnicos criou o site PrecificaTur, que já rendeu menção honrosa nacional do Ministério do Turismo, por ser intuitivo e ajudar muitos empreendedores.
Na primeira versão, a plataforma foi feita num laboratório com alunos por meio EAD, com a participação oito estados do Brasil. Foram empresários, estudantes e gestores de Turismo. A ideia saiu do papel já com sucesso garantido, segundo Zanona, pois a aceitação foi imediata.
Para o futuro próximo já há planos de mais inovação. “Vamos pôr campos e ferramentas específicas para ajudar o profissional em todo o processo que envolve a precificação. Desde a ciência de porcentagem de taxas, juros e impostos ao compartilhamento e comunicação com o cliente inicial. O nosso objetivo geral é ajudar o profissional da área de turismo a entender e aprender a precificar e gerir seu negócio de forma segura, através de mais de um serviço”, disse Zanona.
PRÊMIO – A Organização Mundial do Turismo (OMT) recebeu ideias inovadoras para salvar o setor de turismo da crise, principalmente econômica, em consequência do novo coronavírus (Covid-19). A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa sobre o desafio Soluções de Cura para o Turismo – em inglês, Healing Solutions for Tourism -, e recomenda participação.