Cotidiano

Grupo se une para ajudar animais de rua

Brechó beneficente será realizado neste fim de semana pelo grupo “Pelo Próximo” para ajudar a cuidar e retirar animais das ruas de Boa Vista

A maioria das pessoas conhece alguma história de abandono de animais. E este número só vem aumentando com o passar dos anos. Estima-se que, no Brasil, existam, nas ruas, 30 milhões de cães e gatos abandonados. Pensando nisso, um grupo de amigos, em Boa Vista, organizou-se para ajudar animais de rua a encontrarem um lar. São 12 voluntários que recolhem os cães e gatos, cuidam deles e disponibilizam-nos para adoção.
O grupo se chama “Pelo Próximo” e existe há cerca de um mês e meio. O objetivo é cuidar dos bichos de rua e encontrar-lhes quem os adote. Aída Maia, uma das coordenadoras da equipe, disse que o grupo irá promover um brechó para conseguir arrecadar fundos a fim de custear remédios, ração e tratamento veterinário para os animais abandonados. Os cães e gatos ficam nas casas dos voluntários até que se consiga adoção para eles.
O “Pelo Próximo” conta com a ajuda de pessoas que doam ração ou dinheiro. Para angariar mais fundos a fim de continuarem desenvolvendo as ações em benefício dos bichos, eles irão vender roupas, sapatos e acessórios com preços a partir de R$ 5,00. O evento será realizado no sábado e domingo, no Palco da Praça Velia Coutinho, a partir das 19h. O evento conta com o apoio da ONG Pirilampos, que ajuda pessoas hospitalizadas.
Haverá apresentação de palhaços e outras atividades que serão desenvolvidas pelos grupos. Aída Maia ressaltou a importância da participação da população boa-vistense no evento para que a equipe de ajuda a animais consiga retirar das ruas cada vez mais cães e gatos. “É uma satisfação grande quando conseguimos cuidar destes bicinhos e conseguir-lhes um dono”, disse.
O grupo pensa futuramente em montar uma sede para melhor amparar os bichos abandonados. Para quem quiser ajudar com doações para o brechó ou com ração, pode entrar em contato pelos telefones 9123-9304, 9164-1888 ou 8115-3602. Os coordenadores do grupo irão até a residência do interessado buscar as contribuições. Para mais informações, é só acessar a página no Facebook (www.facebook.com/peloproximororaima) ou o perfil do Instagram (@peloproximorr). (T.C)