Ontem à noite (8) em sessão na Câmara Municipal de Iracema, os vereadores se reuniram para decidir se atenderiam a recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RR), que solicita o afastamento do cargo do prefeito de Iracema, Raryson Pedrosa Nakayama (PR) por conta de diversas irregularidades cometidas contra as medidas fiscalizatórias daquele órgão.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Iracema, vereador Francisco “Kiko” das Chagas (PSDC) o TCE tinha pedido o afastamento de Nakayama, porque o prefeito estava obstruindo o caminho para o tribunal ter acesso aos documentos. “O órgão não estava conseguindo obter a documentação para ser feita a averiguação”, disse o presidente.
Segundo Kiko, na semana passada teve um mandado de busca é apreensão na prefeitura de Iracema e levaram tudo. Por canto disso, os vereadores entenderam que não tinham mais motivos para afastar o prefeito, votando pela permanência do mesmo no cargo. “Com seis vereadores votando contra o afastamento e um voto a favor”, pontuo Chagas.
O vice-prefeito Belarmino Costa Soeiro (PSDB) disse que pode haver recurso da justiça, e o processo agora fica com o judiciário, porque não tem mais para onde recorrer no legislativo. “Vou buscar meios de afastar o prefeito, porque além dessa recomendação tem muitas denuncias de corrupção no município” relatou Costa.