A Associação Pedro Mardem Carioca Team de Lutas atende crianças e jovens através do Projeto “Atleta curumim Roraima tem futuro”, aliando a prática de jiu-jitsu ao bom desempenho escolar dos atletas, requisito fundamental para participar do projeto.
Hoje, em média, são 30 participantes, mas a pretensão é aumentar em cinco vezes esse número, caso a associação consiga ser transformada em Entidade de Utilidade Pública. Com isso, também seriam oferecidas modalidades como capoeira, boxe, MMA e Muay Thai.
Um dos idealizadores do “Atleta Curumim”, Pedro Mardem, explicou que o projeto iniciou no ano de 2009, na casa dele, ao constatar, junto com alguns alunos, a necessidade de oferecer um espaço para atender crianças carentes do bairro Liberdade. Foi um sucesso, e no primeiro dia de aula tinham 10 alunos praticando jiu-jitsu.
O objetivo não era tirar crianças da rua, segundo ele, mas fazer com que elas, ao ter uma opção de lazer ao sair da escola, não fossem mais para as ruas. Hoje, as atividades são desenvolvidas no Centro de Treinamento Corpo Fitness, com toda estrutura disponível aos alunos.
Para participar do projeto, o documento principal é o comprovante de matrícula na escola. “Se ele não estiver estudando, esse jovem será acolhido para que possamos saber os motivos de ele não estar na sala de aula. A nossa intenção é fazer que os treinos o incentive a voltar a estudar”, disse Mardem.
Outro item avaliado é a disciplina do aluno na escola, o lidar com os professores e colegas, o respeito ao próximo. Com isso, o segundo ponto principal do projeto é disciplinar o aluno desde criança, para que na vida adulta, saiba o que significa respeitar os mais velhos e mais novos. “Não é por que eu sou mais velho que eu não vou respeitar o mais novo”, exemplificou Mardem.
Então, assim que o aluno é matriculado no projeto, é acompanhado tanto na atividade esportiva quanto na educação pelo professor Rodrigo de Barros. Os pais ou responsáveis são orientados a apresentar o boletim escolar a cada seis meses. “Vimos uma melhora grande, porque quando o aluno fica suspenso porque não está tão bem na escola, ele procura melhorar porque gosta muito do treino”, explicou.
Mas os resultados são vistos apenas na escola. O gerente comercial Roby Saraiva, pai do pequeno Vicente Saraiva, de apenas 4 anos, garante que o filho mudou completamente em casa, e para melhor. “Ele melhorou da água para o vinho e a academia ajudou muito”, afirmou.
Para aumentar o número de atendimento e de modalidades oferecidas, Mardem convidou o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, Jalser Renier (PSDC), para conhecer a iniciativa e pedir apoio para apresentar um projeto de lei transformando a Associação em Entidade de Utilidade Pública.
“Todos os projetos que tenham alcance social, que levam esse tipo de incentivo, com pessoas que se dedicam a fazer um trabalho com responsabilidade, têm o apoio do Poder Legislativo”, garantiu Renier que se comprometeu a encaminhar o pedido do projeto.
Fonte: ALE-RR