Cotidiano

Embrapa esclarece destino ambiental correto de resíduos de animais mortos

Procedimento reduz impacto ambiental, mau cheiro, evita a contaminação de lençóis freáticos e elimina agentes de doença

O doutor e pesquisador de Nutrição de Organismos Aquáticos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Moisés Quadros, participou do Programa Agenda da Semana, na Rádio Folha AM 1020, apresentado pelo radialista Getúlio Cruz, neste domingo, 10. Durante a entrevista, ele orientou o reaproveitamento dos resíduos orgânicos originados de carcaças de animais.
“Quando o animal morre e é despejado diretamente no solo, ele libera resíduos biológicos que podem poluir o solo e o meio ambiente, por isso a destinação correta é necessária”, disse Quadros, destacando que o procedimento da compostagem deve ser adotado. “O procedimento reduz o impacto ambiental, reduz o mau cheiro, evita a contaminação dos lençóis freáticos, elimina os agentes de doença e ainda fornece um composto orgânico riquíssimo em nutrientes que pode ser usado na produção”, reforçou.
Ele explicou que a compostagem é um processo biológico de decomposição da matéria orgânica realizado por bactérias e fungos, que reciclam resíduos biológicos produzindo composto fertilizante ou húmus, através da decomposição natural em presença de oxigênio e com o auxílio de palhas, folhas de árvores, restos de poda, até jornal e restos de madeira. “Numa caixa selada deve-se colocar a primeira camada de palha, que é fonte de carbono, seguida de uma camada de esterco, o animal morto e mais uns 30 cm de palha novamente”, explicou.
O pesquisador da Embrapa esclareceu a importância de não despejar o animal diretamente no solo. “É indispensável que seja construída uma composteira impermeabilizada para quem trabalha com animais para venda”, disse.
Ele reforçou que o processo deve ser realizado em áreas afastadas de nascentes e cursos d’água. “De acordo com a Embrapa, o tempo previsto para a decomposição de um animal adulto varia de dois a seis meses”, disse.
Conforme Quadros, os agropecuaristas podem ir até a Embrapa em Boa Vista e solicitar um modelo de composteira. “Além disso, se a demanda for grande, nós podemos promover cursos para ensinar estes produtores a como montar sua composteira e reaproveitar os resíduos biológicos” reforçou.
REGULAMENTAÇÃO – De acordo com o doutor e pesquisador de nutrição de organismos aquáticos da Embrapa, o Ministério da Agricultura regulamentou, por meio da resolução de N° 25/2009, o descarte de animais como resíduos biológicos.(J.L)