Muitas pessoas têm recorrido à implantação do sistema de energia solar, com a finalidade de ter uma redução no valor da conta, além de ser uma fonte de energia limpa e sustentável.
Porém, consumidores estão tendo dor de cabeça por conta do valor que, ao invés de baixar, tem aumentado. É o caso do médico otorrinolaringologista Mauro Shmitz que fez um alto investimento para instalar um sistema de energia solar em seu consultório.
“Instalei esse sistema que é comprovado para reduzir a conta de luz, uma vez que a geração de energia é feita por meio da captação da luz solar, uma fonte gratuita de energia, e que fornece entre 50% e 95% de economia”, ressaltou Shmitz.
O médico otorrinolaringologista Mauro Shmitz fez um alto investimento para instalar um sistema de energia solar em seu consultório (Foto: FolhaBV)
Ele contou que instalou o sistema no início deste ano e até o mês de agosto vinha pagando somente a taxa de consumo no valor de R$169,26.
“No entanto, a conta de energia do mês de setembro chegou com o valor de R$1.478,84. Muito acima do valor pago mesmo antes de instalar os painéis de energia solar. Ou seja, eu estou gastando mais, sendo que estou usando menos a energia”, contou.
Shmitz informou que procurou a Roraima Energia por diversas vezes para tentar entender o porquê do valor alto cobrado na conta.
“A empresa justifica dizendo que houve aumento no consumo. Mas como, se eu instalei o sistema com a finalidade de reduzir esse consumo”, questionou o médico, informando que já pagou a conta para evitar cortes, mas irá procurar o Procon.
Confira a resposta na íntegra da Roraima Energia
Informamos que a empresa prestou toda a assistência e informações necessárias requeridas pelo cliente. Inclusive, nossas equipes realizaram várias visitas e contatos com o cliente, com o fornecedor de seus equipamentos de geração fotovoltaica e um representante informal que nos procurou.
Em uma de nossas vistorias na Unidade Consumidora citada, foi constatado que 1 dos 6 inversores estava apresentando falha na geração de energia. O proprietário acompanhou nossa equipe durante a vistoria e ficou ciente da necessidade de providenciar a manutenção do inversor danificado.
Informamos também que não havia qualquer falha nos equipamentos de medição da concessionária de energia.
A Roraima Energia aproveita a oportunidade para alertar os clientes a procurarem fornecedores que possuam qualificação e equipamentos adequados, certificados pelos órgãos metrológicos brasileiros, além de uma manutenção e suporte durante toda a vigência da garantia dos equipamentos de geração. É comum detectarmos falhas tanto na instalação como no funcionamento pós instalação.
Além disso, mesmo com a instalação de geração própria, o cliente deve ter em mente que continuará havendo consumo de energia e, muitas vezes, há um aumento normal do seu consumo por entender que a conta virá mais barata. É necessário manter a economia de energia mesmo após a instalação de geração própria para evitar surpresas quando chegar a conta de energia.
Leia mais: