Cotidiano

Com a pandemia, atendimentos de Corpo de Bombeiros têm queda

Corpo de Bombeiros registrou queda de 34,64% no número de atendimentos

O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima registrou uma queda substancial no número de atendimentos realizados nos três primeiros trimestres de 2020 em compararam ao mesmo período de 2019. A queda de 34,64% foi sentida em praticamente todas as áreas de atuação da Corporação.

De janeiro a setembro de 2019, o CBMRR realizou 6.808 atendimentos. Já em 2020 o total foi de 4.450. De acordo com o chefe do Setor de Estatística da Corporação, capitão Robson Loureiro, essa queda acentuada nos números está relacionada diretamente aos efeitos da pandemia do novo Coronavírus.

Entre os nove meses contabilizados, a maior queda foi em abril; com 46,61% de redução no número de atendimentos (Foto: Divulgação)

 Em março, mês que foi dado o alerta da chegada do Coronavírus em Roraima, e início da adoção das medidas de segurança, a queda no número de atendimentos pelo CBMRR foi de 14,35%. Os meses subsequentes, maio, junho, julho e agosto também registraram queda de 20,69%, 8,67%, 3,87 e 13,96%, respectivamente.

Apesar da queda acentuada nos meses que compreendem o início e o pico da contaminação do Coronavírus em Roraima, o Corpo de Bombeiros também registrou queda no número de atendimentos nos dois primeiros meses do ano. Janeiro foi registrada uma redução de 22,27% no número de atendimentos, e 18,17% em fevereiro, comparando com os meses de 2019.

Já em setembro, o Corpo de Bombeiros voltou a registrar ligeiro aumento no número de atendimentos. Foram 3,07% de aumento na comparação entre os dois anos. Comparando setembro com agosto deste ano, o aumento do número de atendimentos foi de 4,45%.

Conforme explicou o capitão Robson Loureiro, esse ligeiro aumento foi registrado em razão das pessoas terem retomado suas atividades normais após a suspenção de algumas medidas de prevenção contra o vírus. “O monitoramento constante desses dados nos permite dimensionar a nossa capacidade de atendimento conforme a demanda para cada período. Caso os números continuem crescendo, estaremos nos adaptando para novas situações”, complementou.

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