Nesta quinta-feira, dia 29 de outubro, comemora-se o Dia Nacional do Livro, a data foi criada em homenagem ao dia em que também foi fundada a Biblioteca Nacional do Brasil.
Segundo o jornalista e escritor Aldenor Pimentel essa é uma data muito importante para lembrarmos a importância do livro, refletir e defender políticas públicas.
“Defender políticas públicas que façam que o livro seja cada vez mais acessível. Precisamos entender que o livro precisa chegar às pessoas independente da classe social, e do poder aquisitivo delas”, afirmou o Pimentel.
“A escola é um ambiente estratégico de iniciação a leitura”, defende o escritor Aldenor Pimentel
Para o escritor, o livro precisa ser barato e pra isso é preciso que não haja taxação, como já foi cogitado pelo Governo Federal.
“É um direito de todos terem acesso à cultura, ter acesso à leitura, principalmente pelo poder transformador que a leitura tem poder fazer a pessoa enxergar o mundo com outros olhos, fazer a pessoa pensar com a própria cabeça”, reforçou.
“A escola é um ambiente estratégico de iniciação a leitura, importante que sejam apoiadas, que sejam fortalecidas as salas de leitura e a formação dos professores para que estimulem a leitura em seus alunos”, acrescentou o escritor.