Operação conjunta deflagrada por investigadores da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos, juntamente com agentes da Divisão de Inteligência e Captura do Estado de Roraima, coordenada pelo delegado Cícero Túlio, resultou na morte de um dos homens mais procurados de Boa Vista.
O foragido Genildo Henrique do Nascimento “o Abençoado”, nascido em 02/03/1978, figurava como um dos homens mais procurados pelos órgãos de Segurança Pública do Estado de Roraima.
”Abençoado” é condenado pela morte de um policial civil no ano de 2003, durante uma ocorrência onde ele e comparsas foram abordados numa barreira policial no momento em que estavam com um sequestro em andamento.
Também responsável pela morte de um vigilante no Sesi em Boa Vista no ano de 2015. Pelos crimes praticados o acusado já possui condenações que somadas chegam a um total de 50 anos de prisão.
Genildo fugiu do sistema penitenciário de Roraima em 2018 e desde então era investigado pela DICAP, contra o mesmo existiam um mandado de prisão expedido pela justiça em decorrência da fuga.
A polícia também apurou que Genildo aliciava menores e promovia a exploração sexual de crianças e adolescentes em Manaus. Ele que era diagnosticado como portador do vírus HIV disseminava a doença entre suas vítimas e as explorava sexualmente mediante pagamento de dívidas das menores com o tráfico de drogas e também sob ameaça às mesmas.
Em seu aparelho telefônico foram encontrados diversos registros fotográficos de menores nuas, além de fotografias ostentando armas de fogo.
Os policiais tinham conhecimento de que “O Abençoado” pretendia levar um veículo roubado de Manaus para Boa Vista a fim de ser utilizado por criminosos de uma facção criminosa.
Durante os trabalhos de monitoramento, os policiais iniciaram uma perseguição a um veículo SUV de cor cinza que conduzia o suspeito (Foto: Divulgação)
Ao alcançarem o referido veículo, houve uma abordagem policial oportunidade em que o foragido desceu do automóvel disparando diversas vezes contra os policiais da DERFV e da DICAP.
Um dos disparos atingiu a viatura descaracterizada da polícia civil, tendo os policiais revidado vindo o suspeito a ser atingido por dois disparos de arma de fogo.
O autor foi socorrido a Unidade de Pronto Atendimento do bairro Campos Sales, onde não resistiu aos ferimentos vindo a óbito. Com o criminoso foi apreendido uma arma de fogo calibre. 40, além de um documento falso de identidade e 01(um) celular.
Durante o tiroteio o veículo que dava apoio ao “Abençoado” empreendeu fuga, não sendo possível acompanhar haja vista que os policiais tiveram que socorrer o autor.