O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) está realizando uma operação de fiscalização no registro de segurados. Até o momento, mais de 1,7 milhão de pessoas foram convocadas para revisar os dados. Esse processo vem sendo aplicado no caso de pagamentos como aposentadorias, pensões, auxílios doença e todos os demais programas.
A ação tem como finalidade desligar aqueles que estão recebendo benefícios indevidamente ou atualizar a documentação dos cidadãos em situação de irregularidade.
Desde setembro o INSS está notificando aqueles que possuem seguros ou benefícios que foram revisados administrativamente. A revisão é ato discricionário da autarquia, ou seja, o segurado pode ser convocado a qualquer momento.
Além da carta, segundo o INSS, também é possível acessar o site Meu INSS ou aplicativo, para verificar se há alguma correspondência digital relacionada ao benefício na seção “Minas Mensagens”.
Aqueles forem notificados deverão enviar os documentos do beneficiário por meio do Meu INSS, no endereço eletrônico https://meu.inss.gov.br/central/#/login?redirectUrl=/ , que deve ser acessado com login e senha.
O serviço solicitado é a ‘Atualização de Dados de Benefício’, onde será anexado cópia dos documentos pessoais ou representante legal se houver, além da carteira de trabalho e Previdência Social (CTPS).
Se tiver alguma dificuldade, o interessado pode agendar atendimento nas agências do INSS, por meio do telefone 135.
Aquele segurado que for notificado e não der uma resposta ao INSS dentro do prazo de 60 dias, terá o benefício suspenso. Se completar 30 dias de suspensão e o mesmo não apresentar documentações terá o benefício bloqueado e pode perder o acesso ao recurso que foi disponibilizado.
DICAS PARA NÃO PERDER O BENEFÍCIO:
Fonte: Rede Jornal Contábil