Cotidiano

Quase dois mil profissionais de saúde foram afetados pela doença

Os profissionais mais atingidos são técnicos ou auxiliar de enfermagem, com 733 casos, seguidos de enfermeiros, com 273 e agentes comunitários de saúde, com 167 casos confirmados

Eles estão na linha de frente da pandemia do novo coronavírus e igualmente afetados pela doença. Os ados do boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado (Sesau) divulgados neste domingo (1) revelam que 1.891 profissionais de saúde já contraíram covid-19. 

Os profissionais mais atingidos são técnicos ou auxiliar de enfermagem, com 733 casos, seguidos de enfermeiros, com 273 e agentes comunitários de saúde, com 167 casos confirmados. Ao todo, 152 médicos foram acometidos pela doença, segundo o levantamento.

Categorias

Os casos de profissionais da saúde acometidos pela doença se confirmam pelo resto do país e do mundo. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde indicam que 570 mil profissionais da saúde foram contaminados pela doença nas Américas, destes 307 mil são brasileiros.

Os mais acometidos são os profissionais de enfermagem, sobretudo, técnicos e auxiliares. Além disso, a OMS registra 2.500 mortes de profissionais de saúde no continente, sendo 289 no Brasil.