Cotidiano

Quase 20 mil motoristas possuem CNH Digital em Roraima

Em Roraima, o processo para ativação da CNH Digital cresceu 25% ao longo da pandemia

A carteira nacional de habilitação digital já foi adquirida por 18.264 motoristas em Roraima. O presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RR), Igo Brasil, destaca que a facilidade é o maior benefício para os condutores, em razão dos celulares serem um bem comum à população.

“No momento da fiscalização o motorista não precisará mostrar o documento na versão física, basta apenas mostrar o documento digital utilizando o aparelho celular”, disse Igo Brasil.

Segundo ele, essa versão não descarta a necessidade de obter o documento impresso, pois até mesmo para ter a versão digital será necessário primeiro obter a CNH em seu formato normal.

Devido a Covid-19, condutores brasileiros estão procurando meios digitais para atualizarem seus cadastros, em Roraima, o processo para ativação da CNH-e cresceu 25% ao longo da pandemia.

Igo Brasil disse que para ter a versão digital será necessário primeiro obter a CNH em seu formato normal (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

No Brasil, o número de brasileiros cadastrados chega a 9.116.328 no mês de outubro, um aumento de 80% em relação a fevereiro deste ano, quando  tinha sido instalado por 5 milhões de pessoas.

A CNH digital já é regulamentada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e passará a integrar o texto do Código Nacional de Trânsito Brasileiro (CTB).

Uma lei foi sancionada pelo presidente da República, que modificou o Código de Trânsito. Entre as alterações, o aumento da validade da CNH para 10 anos aos motoristas com até 50 anos de idade e um novo limite de 40 pontos para quem não cometer infrações gravíssimas.

CNH DIGITAL – Quem possui a carteira de motorista emitida após maio de 2017, pode obter a CNH Digital sem precisar ir ao Detran ou emitir um certificado digital.

É preciso fazer o download do aplicativo para ter acesso ao documento eletrônico, disponível na Globo Play (Android) e App Store (iOS).

Após ser feito um cadastro no aplicativo, o usuário recebe um e-mail e deve clicar no link para ativar o cadastro na plataforma. Ao ativar, é preciso fazer o login no aplicativo e clicar em “adicionar documento”, que será a CNH Digital.

O usuário deve usar seu dispositivo móvel para informar o CEP do seu endereço de quando emitiu a última CNH física e, em seguida, ler o QR Code da carteira de motorista, que fica na parte interna da CNH em papel.

Depois, deve ser feita a “prova de vida”, um movimento físico do usuário, lido pela câmera do celular, para garantir que ele é mesmo quem está sendo identificado.

Após confirmar a validação, será necessário informar o número do telefone celular. Neste momento, será disponibilizado o documento da CNH Digital no dispositivo móvel.

O aplicativo vai pedir para o usuário criar uma chave de acesso de quatro dígitos, que deverá ser digitada toda vez que o documento digital for utilizado. É essa chave que agora poderá opcionalmente ser trocada pelo acesso pela impressão digital.

A CNH Digital poderá ser acessada pelo dispositivo móvel mesmo off-line, ou seja, sem internet.