Meio milhão de estudantes de todo o país participaram da disputa acirrada na OBFEP (Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas) 2019 e um estudante de Roraima conquistou medalha de bronze.
Jhonson Marlon Silva, estudante da 2ª série do Ensino Médio da Escola Ayrton Senna da Silva e levou o nome do Estado para o terceiro lugar do pódio.
O professor Doutor José Dilson da Silva Teixeira foi quem coordenou a participação dos estudantes da Escola Ayrton Senna.
A Olimpíada é dividida em duas fases, a primeira com questões teóricas e a segunda fase, além das questões, existe uma prova prática com um experimento. O professor Dilson informou que todos os alunos da escola participaram da primeira fase.
Já na segunda etapa, oito estudantes participaram. Nesta fase da Olimpíada, os estudantes têm o tempo de três horas para realizar a prova que requer prática de desenho, escala, cálculos e tratamento de dados.
“A prova da Olimpíada é de um certo grau de complexidade para os alunos, é necessário ter um preparo. Para isso, estudamos bastante e fizemos muitos treinos e ensaios”, destacou o professor José Dilson, ou informar que foi a primeira vez que participou como tutor, coordenando a OBFEP na escola.
A prova foi sobre aceleração da gravidade, utilizando o experimento pêndulo físico, com o cálculo do período da oscilação por meio do efeito gravitacional. O resultado é apresentado em um gráfico, elaborado pelo aluno.
“Não foi uma prova fácil. Embora a matéria de Física seja meu forte, tive que estudar muito e aprofundar os conhecimentos. Também tive apoio do professor Dilsone enfim consegui esse resultado”, disse o estudante Marlon.
PREMIAÇÃO
O professor receberá placa e certificado como premiação. A escola também receberá placa e o aluno, certificado e medalha. Algumas universidades estão considerando o desempenho dos estudantes em olimpíadas do conhecimento para ingresso em vários cursos. Este ano, a edição da OBFEP foi suspensa em função da pandemia.Para conferir os resultados e saber mais sobre a Olimpíada, acesse: www.sbfisica.org.br.