As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, mais pessoas morrem por essas enfermidades anualmente do que por qualquer outra causa, disse o médico Hassan Syagha.
De acordo com ele, a maioria dessas doenças é resultado de problemas crônicos, que se desenvolvem na passagem de muitos anos.
Entretanto, algumas consequências de doenças cardiovasculares podem ser episódios agudos, como infartos do miocárdio ou acidentes vasculares cerebrais, que ocorrem com a obstrução súbita de um vaso que irriga o coração ou o cérebro.
Segundo o médico Hassan Syagha as doenças cardiovasculares são as primeiras causas de óbito no mundo (Foto: Arquivo FolhaBV)
Estima-se que 17,9 milhões de pessoas morreram por doenças cardiovasculares em 2016, representando 31% de todas as mortes em nível global. Destes óbitos, estima-se que 85% ocorrem devido a ataques cardíacos vasculares cerebrais (AVCs).
O médico explicou que o AVC pode ser divido em hemorrágico e isquêmico e que o AVE e AVC são a mesma coisa.
“O AVC é um acidente vascular cerebral e o AVE é um acidente vascular encefálico. O AVC ele pode ser dividido em hemorrágico que é quando tem sangue na cabeça, e o isquêmico é quando não tem sangue na cabeça, e assim existe essas duas vertentes.”, disse o médico.
O médico citou o caso do ator Tom Veiga que interpretava o Louro José na televisão e que faleceu no último domingo, 1º, devido a uma hemorragia com sangramento.
“Como não foi mostrado à necropsia dele, então vamos falar o que foi citado, que ele teria tido um rompimento de um aneurisma cerebral e isso teria culminado com um AVC. Temos que partir do começo para entendermos como ocorre isso e primeiro de tudo é saber o que é esse aneurisma”, afirmou.
Ele disse ainda que, “Você imagina um canudinho que fica todo dilatado e aumenta a grossura dele, isso é um aneurisma e foi isso que aconteceu nas artérias de Tom Veiga” explicou o médico Hassan Syagha.
Veja as dicas abaixo de como evitar as doenças cardiovasculares
1 – Cuide da alimentação
2 – Pratique atividades físicas
3 – Controle o peso
4 – Evite cigarro e consumo de bebidas alcoólicas
5 – Procure maneiras de reduzir o estresse
5 – Faça acompanhamento médico