Candidatos à Prefeitura de Boa Vista discutem propostas em debate

Os candidatos presentes foram: Fábio Almeida (PSOL), Gerlane (Progressistas), Linoberg (Rede Sustentabilidade); Luciano Castro (PL), Nicoletti (PSL); Pastor Isamar (Podemos); e Shéridan (PSDB)

Os candidatos à Prefeitura de Boa Vista (PMBV) participaram de um debate nesta quinta-feira, 05. A iniciativa é da TV Norte Boa Vista, emissora que faz parte do Grupo Norte de Comunicação. O evento ocorreu no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) e foi transmitido pela televisão aberta e nas redes sociais, com presença de tradução para Libras.

Os candidatos presentes foram: Fábio Almeida (PSOL), Gerlane Baccarin (Progressistas), Linoberg Almeida (Rede Sustentabilidade); Luciano Castro (PL), Nicoletti (PSL); Pastor Isamar (Podemos); e Shéridan Oliveira (PSDB).

O candidato Arhur Henrique (MDB) não compareceu ao debate e o comitê de imprensa do vice-prefeito encaminhou nota agradecendo o convite, mas informando que por conta de conflito de agenda, Arthur não pode comparecer. O candidato Ottaci Nascimento (Solidariedade) também não compareceu ao debate e a assessoria informou que o candidato e a vice Lenir Rodrigues (Cidadania) cumprem agenda de campanha previamente marcada nas comunidades indígenas de Boa Vista, o que impossibilitou o comparecimento ao debate. O Grupo Norte de Comunicação não citou os demais candidatos Shaolyn Gomes (PMN) e Wilson Précoma (PCO).

Candidatos que disputam a Prefeitura de Boa Vista (Foto: Divulgação TSE)

Debate focou em saúde, segurança, educação, emprego, mobilidade, economia, esporte, meio ambiente e infraestrutura

No primeiro bloco, os candidatos foram escolhidos por forma de sorteio para discutir entre nove temas: saúde, segurança, educação, emprego e renda, mobilidade urbana, economia, esporte e lazer, meio ambiente e infraestrutura. Após a escolha do tema, o candidato poderia optar entre os presentes que não tivessem respondido ainda.  

O deputado federal Antônio Nicoletti optou por questionar o Pastor Isamar Ramalho sobre emprego e renda, perguntando qual a política que será adotada caso fosse eleito. “Nós vamos buscar juntos aos microempreendedores trazer para ele incentivos a partir do ambulante. Vamos buscar uma maneira de melhorar a economia fazendo com que os empresários de Boa Vista participem das licitações e não fique apenas um pequeno grupo onde quem ganha são grandes empresas que levam esse dinheiro para São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte”, disse Isamar.

A deputada federal Shéridan Oliveira optou por questionar o ex-deputado Luciano Castro sobre mobilidade e acessibilidade, questionando o que faria de diferente no setor caso fosse eleito. “A mobilidade é, sem dúvida nenhuma, um grande desafio. Os estrangulamentos do trânsito acontecem a cada momento. É uma situação sem solução. Acho que deveremos ter um amplo programa de modernização do sistema viário de Boa Vista”, disse Luciano.

O candidato Fábio Almeida escolheu o candidato Nicoletti para debater sobre esporte e lazer e questionou o parlamentar sobre qual o programa que defende para o esporte tendo em vista que  segundo ele, o PSL defende o corte de financiamento público. “O discurso é bonito do nosso esquerdista, mas não é a pura verdade. O Governo Bolsonaro tem incentivado sim o esporte e eu, como gestor municipal, vou criar mais incentivo ao esporte para os nossos jovens. Temos praças públicas, mas não temos o fomento. Vamos recriar a política dos jogos escolares e rever o orçamento para a pasta”, declarou.

O Pastor Isamar Ramalho escolheu o candidato Fábio Almeida para tratar sobre educação e questionou como o candidato pretende fazer a gestão municipal, caso eleito, considerando que segundo ele mais de 70% da população de Boa Vista é evangélica.

“Respeito todas as denominações religiosas. Na educação vamos democratizar gestão e acabar com vereadores indicando diretores das escolas. Os próprios professores vão poder escolher quem vai gerir e criar um programa que respeite as especificidades da área rural e fortalecendo a área indígena”, afirmou Fábio.

Linoberg Almeida escolheu a candidata Gerlane Baccarin para tratar sobre economia e perguntou sobre a as suas propostas para que o município possa se desvencilhar da cultura do contracheque.

“Temos um programa gigante para incentivar o comércio local. Nós vamos capacitar os jovens, as mulheres e todos aqueles que têm condição de estar no mercado de forma ativa. Além disso, vamos fazer uma escala na taxação do IPTU. As empresas que se instalarem nas regiões mais periféricas e contratarem pessoas do bairro, vão receber um desconto na tarifa”, disse Gerlane.

Luciano Castro escolheu o vereador Linoberg para falar sobre segurança e questionou como o candidato utilizaria a Guarda Civil Municipal à serviço da população caso eleito. “É uma obrigação do município e do cidadão fazer segurança. A Lei nº 13.022 fala muito claramente das competências da GCM. Ela tem que estar mais equipada, mais valorizada, com mais arma, munição e controle por que o guarda precisa se proteger nesse momento de grande violência; capacitação, valorização, novo plano de cargos e salários. Quero que cada guarda entenda que o comando precisa ser feito por um GCM de carreira. Precisamos de tecnologia. Quiosque em praça não funciona, mas veículo e força ostensiva”, declarou Linoberg.

Por fim, a candidata Gerlane Baccarin escolheu por eliminação a deputada Shéridan Oliveira para discutir sobre infraestrutura, questionando sobre quais as propostas para melhoria de Boa Vista com relação aos pontos de alagamento e para reorganizar a diferença entre a área central e periférica da cidade.

“A intenção é trabalhar com um novo plano diretor de Boa Vista, que pautará o plano municipal de asfalto, de drenagem e começar o trabalho nos bairros, da periferia até o centro da cidade. Mantendo a política de manutenção das ruas e limpeza da cidade, com uma ordem diferente de prioridade”, finalizou Shéridan.

Leia mais: