Cotidiano

Única maternidade de RR realiza cerca de 10 mil partos por ano

De acordo com dados divulgados pela direção da unidade, 35% desses partos são cesáreos e 64, 9% naturais

Nesta quinta-feira, 5, o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN), completa 38 anos de implantação em Roraima. A única maternidade do estado realiza cerca de 10 mil partos por ano.

De acordo com dados divulgados pela direção da unidade, 35% desses partos são cesáreos e 64, 9% naturais. A maternidade atende pacientes de Roraima, Venezuela, Guiana e parte do estado do Amazonas.

Com a imigração venezuelana, o número de atendimentos na maternidade cresceu nos últimos anos, conforme explicou a diretora do hospital, Talita Araújo.

“Após 38 anos, o nosso maior desafio tem sido estrutural, pois a cada dia a demanda aumenta e com a imigração tivemos um crescimento repentino. Mas temos buscado apoio junto a Secretaria de Saúde e temos aprimorado muito o atendimento às pacientes nos últimos meses”, disse a médica.

A diretora da maternidade Talita Araújo assumiu a gestão da unidade em agosto (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A estrutura da maternidade conta atualmente com 323 leitos, divididos em cinco blocos para atendimento de gestantes, uma UTI neonatal, centro cirúrgico e Banco de Leite.

Com a pandemia de coronavírus, o Hospital teve que se adaptar a nova realidade. “Separamos um bloco exclusivo para atendimento de gestantes com covid-19, mas graças a Deus hoje estamos apenas com uma mãe internada com covid-19 e um bebê na UTI neonatal por conta da doença”, acrescentou a diretora Talita Araújo.