Cotidiano

Cantora precisa de ajuda para realizar cirurgia nos olhos

Nega Ray como é conhecida no meio artístico, está com a visão dos dois olhos comprometida por conta de uma retinopatia diabética

Raimunda Maria Costa, de 41 anos, conhecida no cenário musical de Roraima, como Nega Ray, está com 80% da visão comprometida por conta de uma retinopatia diabética.

Há seis anos, Ray descobriu através de uma brincadeira que era diabética. “Meu pai é diabético e comprou um aparelho para medir a glicose e meus irmãos começaram a fazer o teste como uma brincadeira, quando eu fiz o meu, tomei um susto ao ter o resultado de mais de 200 mg/dl”, disse a cantora.

Após a descoberta da doença, Ray começou um tratamento com o endocrinologista. No entanto, a cerca de sete meses a cantora começou a sentir dificuldades para enxergar e procurou um oftalmologista.

“O médico disse que por conta da diabetes, a minha visão do olho esquerdo estava comprometida, e que uma cirurgia teria que ser feita para frear o avanço da doença, e comecei a peregrinar pelo SUS, pois essa é uma cirurgia cara”, contou.

Nega Ray conta que com o passar dos meses e por conta da demora na liberação do Tratamento Fora de Domicílio, a situação começou a se agravar.

“Um dia fui assistir televisão e ao abaixar a cabeça e ao levantar novamente, percebi que não enxergava mais, vi apenas um vulto vermelho. Na hora me desesperei e percebi que o problema era no olho direito, o que ainda estava me possibilitando enxergar”, lembra.

Ao retornar com o médico, Ray teve a informação de que necessita passar urgente por cirurgia nos dois olhos, e que cada uma, custa em média R$20 mil.

 “Não tenho de onde tirar esse dinheiro, o SUS me informou que como meu caso é grave, vou entrar na fila como urgência, mas que pode levar até três meses ou mais para aparecer uma vaga, e isso me desespera, pois a cada dia minha situação piora”, acrescentou.

A cantora precisa fazer cirurgias de emergências para frear o avanço da doença (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

CAMPANHA – Para arrecadar a quantia necessária para a realização da cirurgia, Ray tem contado com a ajuda de amigos que estão se mobilizando.

“Alguns amigos estão me ajudando e programando uma feijoada e um evento beneficente no dia 13 de novembro, além disso, as pessoas que quiserem me ajudar podem fazer isso através de conta bancária. Qualquer ajuda é muito bem vinda”, completou Ray.

Confira abaixo as contas bancárias disponíveis para quem deseja doar:

BANCO DO BRASIL

CONTA: 74027-6

AGÊNCIA: 4263-3

Raimunda Maria Costa Ferreira

CAIXA ECONÔMICA

CONTA: 16352-0

OP: 013

AGÊNCIA: 3905

Anderson Costa Ferreira