Cotidiano

Servidores da Radiologia se reúnem com Sesau para negociar fim da greve

Objetivo do encontro foi estabelecer um acordo e com isso, evitar a retomada da greve pelos servidores estaduais

Na tarde da segunda-feira, 11, representantes do Sindicato do Tecnólogo, técnico e auxiliar em radiologia tiveram uma reunião com titulares da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) para tratar da pauta de reivindicações da categoria.

O objetivo foi esgotar todas as possibilidades de negociação, estabelecer um acordo e com isso, evitar a retomada da greve pelos servidores estaduais.

Segundo secretário estadual de Saúde, Kalil Coelho, a greve deve ser vista como a última instância de um processo de negociações. “Desde o primeiro momento em que tivemos conhecimento das reivindicações dos servidores estaduais na área de Radiologia, nos prontificamos a discutir a pauta e negociar”, esclareceu.

Entre os pontos discutidos na reunião esteve a chamada de concursados aprovados no concurso. “Demos prova de que a gestão está sensível às necessidades dos servidores estaduais que buscamos um estudo minucioso sobre a possibilidade de aumentar o número de chamada dos concursados. Prova de que a gestão não está de braços cruzados, pelo contrário, estamos buscando todas as alternativas para avançar ainda mais”, garantiu.

Para presidente do sindicato, Daniel Carvalho, técnico e auxiliar em Radiologia, a reunião foi proveitosa, e pode ser o sinal do fim da greve.

“Percebemos que esse reforço na negociação demonstra o interesse da atual gestão de reconhecer o trabalho desempenhado pelos servidores. Reconhecemos que essa conversa é pode ser o início de um processo de mudança, e de conquistas, pois antes tivemos dificuldades para expor nossas pautas, mas já começamos a perceber que existe o interesse da gestão em nos ajudar”, disse.

A reunião foi encerrada com a confirmação de uma nova reunião no prazo de 30 dias, para avaliação e discussão sobre o andamento das ações.

“Nós agendamos esse próximo encontro, quando a Sesau poderá apresentar o resultado da análise da PGE [Procuradoria Geral do Estado] e o parecer da Casa Civil. Vamos levar o resultado da reunião para a categoria, mas acreditamos que a categoria vá sinalizar pelo fim da greve, e aguardar o resultado dos encaminhamentos feitos por esta comissão”, complementou Carvalho.

REGULAMENTAÇÃO

Conforme a assessoria jurídica da Sesau, é preciso fazer a regulamentação estadual, para que seja iniciado qualquer processo de mudança no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração.

“Já existe uma lei federal que trata da atuação desta categoria, mas assim como em outros estados é preciso buscar a regulamentação estadual. Por isso ficou acordado que levaremos a questão para análise da Procuradoria Geral do Estado, buscaremos também a Casa Civil, para que posteriormente seja iniciado o processo de regulamentação estadual, ou seja, nos comprometemos de buscar todos os meios de debate sobre o assunto, e esgotar todas as alternativas, até que possamos chegar a um resultado que contemple as necessidades da categoria, respeitando o que determina a lei”, explicou Coelho.

Fonte: Secom