A terceira pesquisa para a Prefeitura de Boa Vista (PMBV) aponta que os candidatos Ottaci (Solidariedade) e Arthur Henrique (MDB) seguem empatados com 28% das intenções de voto cada. A análise foi realizada pelo Ibope (Inteligência, Pesquisa e Consultoria Ltda) entre os dias 08 e 09 de novembro com 504 eleitores de Boa Vista para a Rede Amazônica e registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RR) sob o número RR 07759/2020.
Segundo o Ibope, na comparação com a rodada anterior, Arthur Henrique teve uma variação positiva de três pontos percentuais, enquanto Ottaci oscila um ponto para cima. Em seguida aparecem Shéridan (PSDB) que variou de 8% para 10%; Linoberg (Rede) que antes tinha 8% e agora obtém 7% e Nicoletti (PSL) que oscila de 6% para 7% das citações.
Os demais candidatos apresentam até 3% das menções, variando dentro da margem de erro da pesquisa que é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. Luciano Castro (PL) variou de 6% para 3%; Gerlane (PP) variou de 2% para 3% e Pastor Isamar permaneceu em 1%. Os candidatos Fábio Almeida (PSOL) e Shaolyn Gomes (PMN) variaram de 1% para 0%. Wilson Précoma não havia sido citado na pesquisa anterior e foi para 0%.
Os eleitores que demonstram intenção de votar nulo ou em branco somam 4% e os indecisos são 8%, na rodada anterior representavam 6% e 10% do eleitorado, respectivamente.
MÉTODO – A pesquisa foi realizada por entrevistadores por meio de abordagem telefônica e os resultados devem ser interpretados com alguma cautela, uma vez que uma pequena parcela do eleitorado não está acessível por telefone.
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – 2018, apenas 3% dos domicílios de Boa Vista não têm telefone fixo e nenhum dos seus moradores possui telefone celular.
As pesquisas telefônicas são válidas e seguem critérios amostrais, tal qual a pesquisa face a face, incluindo tanto o controle de variáveis de perfil do eleitor (sexo, faixas de idade e de escolaridade), como a dispersão geográfica no município. Seguindo as boas práticas de divulgação de pesquisa e para dar transparência ao processo, cabe-nos informar a ressalva técnica.
O objetivo de uma pesquisa eleitoral não é antecipar os resultados da eleição, mas sim o de mostrar o cenário no momento em que foi realizada. A pesquisa é uma fotografia do momento e não tem o poder e nem a intenção de prever o resultado de uma eleição. Por isso, seus resultados não podem ser usados para prever o resultado das urnas. Os resultados completos da pesquisa estarão disponíveis após a autorização do contratante.
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