Cotidiano

Professores do município são contrários à realização de prêmios

A manifestação da categoria veio após a publicação do processo de como os professores podem participar, e fazer a inscrição na premiação, no Diário Oficial do Município

Professores da rede municipal de ensino são contrários à realização dos prêmios Gestão Escolar Professora Delacir de Melo Lima, e de Meritocracia 2020, promovidos pela Prefeitura Municipal de Boa Vista.

A manifestação da categoria veio após a publicação do processo de como os professores podem participar, e fazer a inscrição na premiação, no Diário Oficial do Município, desta terça-feira (10).

A professora Darci Oliveira, conta que servidores municipais em educação protocolaram com um ofício solicitando no dia 02 de setembro, explicação da Secretaria Municipal de Economia, Planejamento e Finanças (SEPF) e do Conselho do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

Eles dizem também que buscam saber sobre o uso de recursos do Fundeb, porém dois meses depois, não obtiveram resposta.

Segundo Darci, o Conselho do Fundeb alega que, eles estão em transição em mudança de direção, por isso não podem responder com esclarecimentos.

“Dia 4 de novembro saiu à nomeação desse conselho, mas no dia 6 saiu o edital em que a prefeita suspende essa nomeação, e nós continuamos sem resposta, porque alegam que não podem responder sem estarem nomeados”, relatou a professora.

Hoje, 11, foi publicado edital do Conselho do Fundeb e os professores acreditam que existe a participação do Fundeb com recursos em relação aos prêmios. “Mas em nota, conforme o executivo municipal, não existe nenhum recurso do Fundeb em relação a esses prêmios, porém acreditamos que sim”, contou.

A professora informou que a categoria irá entrar com um pedido de impugnação do edital, pois acreditam que em um ano de pandemia, onde as aulas presenciais foram suspensas, não é viável que aconteça esse prêmio.

“Nós não podemos admitir em um ano de pandemia, que não teve aula, sendo que a orientação foi que não fossem enviadas atividades extras aos alunos, a não ser o [aprendendo em casa] e, de repente, lançam um prêmio sem lógica às vésperas das eleições, sendo que antes era lançado em outubro e setembro, precisamos estar atentos ao uso dos recursos públicos”, complementou a educadora.

OUTRO LADO – A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Boa Vista e aguarda retorno.