A FolhaBV recebeu denúncia de que 10 geradores de energia elétrica do parque térmico de Roraima teriam sido enviados para o Amapá na semana passada, com a finalidade de suprir demanda do sistema elétrico daquele Estado, que passou por um apagão na sexta-feira, 6, causado por um incêndio.
A Roraima Energia negou, por meio de nota, o envio de equipamentos ao Estado do Amapá. Afirmou ainda que essa ação foi realizada pela Eletronorte.
Em uma nota publicada no site da Eletronorte a empresa informa que geradores foram transportados em aviões, caminhões e balsa das cidades de Belém, Porto Velho e de São Luiz, para ajudar no restabelecimento de energia elétrica causado pelo incêndio no transformador 1, da subestação Macapá, de propriedade da Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE).
Conforme a informação que chegou à redação, os geradores com a capacidade de 2.400 megawatts teriam saído do Estado com a anuência da concessionária de energia elétrica, Roraima Energia.
“Com as transferências destes geradores Roraima fica na sua capacidade máxima de geração de energia elétrica. Se por acaso uma máquina der pane, Roraima ficar a mercê de racionamento de energia elétrica”, disse o denunciante.
A Roraima Energia garantiu que o parque térmico continua operando com a mesma quantidade de geradores sem qualquer alteração na capacidade técnica para suprimento do Estado.
Ressaltou que as faltas de energia ocorridas nos últimos dias, são casos isolados na rede de distribuição, sem qualquer relação com o ocorrido no Amapá.Geradores de emergência chegaram ao Amapá no final da noite desta sexta (6)