Cotidiano

Número de pacientes internados com covid diminui no HGR

Por ser referência no tratamento para a doença, o hospital absorve todas as demandas relacionadas ao coronavírus, desde os casos menos complexos até o mais graves

O número de pacientes com COVID-19, em observação no Hospital Geral de Roraima (HGR),  diminuiu no último final de semana. Houve redução de 72 pacientes internados no sábado (14) para 59 no domingo (15).

A diretora do HGR, Débora Maia, acredita que a redução é resultado de um reforço na capacidade de tratamento dos pacientes, o que possibilita uma recuperação mais rápida.

Por ser referência no tratamento para a doença, o hospital absorve todas as demandas relacionadas ao coronavírus, desde os casos menos complexos até o mais graves.

“Todos os pacientes são acolhidos e acompanhados com muito cuidado, mas, em alguns casos, após a avaliação clínica e a estabilização do paciente, é possível que ele seja liberado e possa se recuperar em casa, especialmente quando não há risco de complicação nem a necessidade de UTI por exemplo”, esclareceu ela.

O Boletim Epidemiológico divulgado ontem (15), pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) contabiliza, até o momento, 124.739 notificações para a COVID-19, de acordo com os critérios de definição de caso do Ministério da Saúde.

Destes, 60.579 foram confirmados, sendo 11.351 por RT-PCR e 49.228 por teste rápido. 64.160 foram descartados, sendo 10.942 por RT-PCR e 53.218 por teste rápido. Até agora, foram registrados 706 óbitos pela doença.

Os dados são da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) e mostram ainda que o Estado registra um total de 56.808 pessoas recuperadas da doença em Roraima.

É importante lembrar que a pandemia não acabou. Evitar aglomerações e manter os cuidados com a saúde, como a higiene adequada das mães e o uso de máscara ainda são necessários.