Dados do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE/RR) revelaram que mais de 6 mil pessoas estavam envolvidas no primeiro turno das Eleições 2020, entre mesários, servidores da justiça eleitoral, colaboradores e agentes das forças de segurança.
O juiz auxiliar da presidência do TRE/RR, Eduardo Messagi Dias, explicou que esse número deverá ser reduzido pela metade. “No primeiro turno, contamos com mais de 4 mil mesários, mas no segundo turno, que só ocorrerá na capital, serão poucos mais de 2 mil. Na próxima quinta-feira, será feita uma reunião para definirmos o quantitativo, especialmente de policiais.”, disse ele.
Ainda de acordo com o juiz, os canais de denúncia de propaganda irregular ou crimes eleitorais permanecem os mesmos. Os números disponibilizados pela Polícia Federal, o aplicativo Pardal e o WhatsApp do Ministério Público foram alguns dos mais utilizados pela população.
Eduardo Messagi Dias acredita que, no segundo turno, não haverá atraso na apuração. “Os dados foram transmitidos rapidamente, sem maiores problemas. Apenas duas urnas, localizadas na capital, apresentaram falas relacionadas à leitura dos dados. Problemas nos computadores do Tribunal Superior Eleitoral, responsável pela totalização dos votos, foram os responsáveis pela divulgação tardia do resultado.
Ele acredita que o processo eleitoral transcorreu de forma tranquila. Ao todo, 26 urnas foram substituídas, no primeiro turno. “Conseguimos treinar os mesários e distribuir as urnas em tempo hábil, apesar da pandemia. Nós agradecemos a participação de todos, especialmente dos eleitores, e contamos com todos no segundo turno.”, finalizou.
DENÚNCIAS
Polícia Federal: 3621 4693/6321 1500
Ministério Público (WhatsApp): 98400 8801
Polícia Rodoviária Federal: 191
Polícia Militar: 190
Polícia Civil: 181
Guarda Municipal: 153
Aplicativo Pardal