Artistas e fazedores culturais fazem na manhã desta segunda-feira, 23, uma manifestação em frente ao Palácio da Cultura, onde fica a Secretária de Cultura (Secult), para denunciar incoerências nos 11 editais de apoio à cultura com verba federal da Lei Emergencial de Cultura Aldir Blanc. Os manifestantes se dirigiram até o Palácio Senador Hélio Campos, sede do Governo Estadual.
Os produtores culturais afirmam que a (Secult) não contemplou as principais demandas dos segmentos artísticos e propôs editais completamente exclusivos.
“Eles colocaram um item nos editais que impedem que os artistas e empreendedores menores sejam premiados com os recursos disponíveis, ou seja, estão dando prioridades para grandes empresas e pessoas jurídicas”, disse o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Sabá Moura.
Artistas também estiveram protestando em frente ao Palácio da Cultura, onde fica localizada a Secretaria Estadual de Cultura (Foto: Divulgação)
Ainda de acordo com Moura, os recursos federais da Lei Emergencial Aldir Blanc repassados aos artistas e produtores culturais somam mais de R$ 11 milhões e já estão na conta do Governo do Estado há dois meses.
OUTRO LADO – A Secretaria de Comunicação Social informa que o Governo de Roraima contemplou 11 segmentos em editais da Lei Aldir Blanc e tem total interesse em sanar a demanda gerada pelos fazedores de cultura e neste momento vai receber uma Comissão, a fim de ouvir as demandas e buscar solução conjunta.