Na manhã desta quinta-feira, 14, cerca de 200 moradores do município de São Luiz do Anauá fizeram um manifestação bloqueando o tráfego na BR 210, que dá acesso as cidades de Caroebe, São João da Baliza, São Luiz do Anauá e Caracaraí. De acordo com os manifestantes, o caminho está livre somente para ambulâncias e carros de polícia.
Segundo os manifestantes, a reivindicação seria por melhores condições nas vicinais do município. Eles alegam que na semana passada, um desvio na Vicinal 22 está sem acesso e há mais de um ano que uma outra ponte de acesso também estão caída.
Os participantes do protesto dizem ainda que sabem que a situação atual do município foi prejudicada pela gestão anterior, mas que estão insatisfeitos com a atuação do governo atual, da Prefeitura e dos vereadores do município.
Ele informaram que sabiam que quando houve a notificação de que as pontes de acesso em São Luiz seriam substituídas por desvios, a situação só seria sustentável até o início do período chuvoso.
Com a chegada das chuvas, o problema piorou. Os desvios estão interditados por conta do alagamento, alunos estão sem estudar por não ter condições de locomoção adequada e os produtores rurais não tem como transportar a sua produção.
Os manifestantes informaram também que não há prazo para término do protesto. Eles alegam que só liberarão a rodovia até obter alguma resposta sobre a situação das vicinais com a presença da governadora Suely Campos.
OUTRO LADO
O Governo do Estado declarou, por meio de nota, que todos os problemas citados pelos manifestantes são resultado do descaso das gestões passadas na área de infraestrutura e que em quatro meses, o atual governo já realizou levantamento da necessidade de recuperação das vicinais e das pontes de todo o Interior do estado.
Segundo Governo, o asfaltamento da BR-210, que é a obra de infraestrutura mais importante para a região Sul do Roraima e estava abandonada, foi retomado e está em plena execução.
Além disso, informou que a vicinal em questão será recuperada a partir da próxima semana, a partir de uma parceria que está sendo buscada entre a Secretaria Estadual de Infrastrutura (Seinf) e a Prefeitura Municipal de São Luiz.
PERÍODO CHUVOSO
A nota explica também que o processo de reparos de todas as vicinais relatadas no levantamento elaborado pela Seinf já está em andamento, para que antes da intensificação das chuvas os trabalhos, que já tiveram início em algumas localidades do estado, sejam reforçados, e iniciados em outros, contemplando a todo levantamento de primeiras necessidades do estado. Foi ressaltado que serão priorizadas para os trabalhos de recuperação, as pontes e vicinais em pior estado de conservação, incluindo a 22.
Também está sendo aguardado o resultado da análise da proposta de parceria, feita ao 6° BEC (Batalhão de Engenharia e Construção) em Roraima, além do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) buscando material e mão de obra para a recuperação mais rápida das mais de 2.400 pontes no estado e de cerca de 8.500 quilômetros de estradas vicinais.
Para agilizar todo esse processo, o Governo do Estado já firmou parceria com todos os municípios, para o fornecimento de combustível para ser utilizado na recuperação das estradas, que já começaram a ser recuperadas em municípios com grande risco de isolamento, como o do Uiramutã, que teve 13 pontes totalmente reconstruídas, além das vicinais que também começaram a receber os trabalhos da Seinf.