Cotidiano

Psicóloga alerta sobre os sintomas e efeitos da depressão

A depressão é a doença que mais incapacita as pessoas no mundo inteiro e tem feito mais de 800 mil vítimas por ano

Os principais sintomas de uma pessoa com depressão é tristeza, desânimo e dificuldade em sentir prazer por suas atividades.  A psicóloga Mariana Pessoa vai abordar o tema na coluna Vamos Conversar,  com os malefícios que essa doença causa.

Segundo ela, a depressão é a doença que mais incapacita as pessoas no mundo inteiro e tem feito mais de 800 mil vítimas por ano.

“A depressão tem como causa muitos fatores, como a perda da proteção familiar, da vida financeira, relações e conexões sociais instáveis. O tabagismo, alcoolismo, abuso de substâncias químicas, desemprego, relações afetivas instáveis são os fatores de risco”, explicou a psicóloga.

A psicóloga contou que uma pessoa que foi diagnosticada com depressão, vai ter a perda do interesse sobre coisas que antes eram interessantes a ela.

“A pessoa depressiva vai ter uma vontade a mais de querer ficar isolada, de não querer tantos contatos sociais e sentindo fadiga, desânimo, perda parcial ou total de coisas que antes tinham interesse”, disse.

Mariana alerta que sentindo esses sintomas, o diagnostico e o tratamento da doença devem ser feitos por um especialista.

“Para que o diagnóstico se confirme é necessário procurar um especialista para iniciar o tratamento. A medicação no caso de psicofármacos, devem ser prescrita pelo médico psiquiatra e a terapia com um psicólogo”, observou.

Confira mais detalhes na coluna “Vamos Conversar?”