Os vereadores do município de Amajari, Thiago Saraiva (SD), Kleudison Wanderley (SD) e Vastí Santos (SD), denunciaram que, até a presente data, a Mesa Diretora da Câmara Municipal, presidida pelo vereador Edvilson Gentil ( PTC), não colocou em discussão a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2021.
A LDO e a LOA definem a utilização dos recursos públicos e quais as áreas prioritárias para o próximo ano.
O grupo de vereadores já entrou em contato com os parlamentares que compõem a Mesa Diretora, mas não obtiveram resposta.
Para a vereadora Vastí Santos (Solidariedade), é um descaso com a população e com os recursos públicos do município.
“Hoje já é dia 15, pelo nosso regimento interno e conforme o calendário de realização de sessões, é o último dia para os vereadores estarem na Casa discutindo onde vamos aplicar os recursos financeiros do próximo ano”, disse.
Segundo ela, entrar o ano sem a aprovação do Orçamento é prejudicial ao município, um ato de irresponsabilidade do Poder Legislativo.
O grupo de vereadores desta 6ª Legislatura também denunciou a não realização de sessões durante o ano. Antes da pandemia, foram realizadas 3 sessões,. Em seguida, os trabalhos legislativos foram suspensos e nenhuma iniciativa para atuação parlamentar de forma remota foi adotada.
Os vereadores afirmaram que a Mesa Diretora já recebeu o projeto da LDO e da LOA, mas nenhum parlamentar foi convocado a analisar e assim sinalizar aprovação, conforme prevê o regimento.
Os vereadores lamentam a situação e cobram pelo menos uma resposta ou previsão para o cumprimento desses últimos compromissos do ano.