Cultura

Associação Hutukara é contemplada no Rumos do Itaú Cultural

Os selecionados na mais recente edição do Rumos 2019-2020 foram apresentados na manhã desta quarta-feira, 16

O Itaú Cultural apresentou na manhã desta quarta-feira, 16, os selecionados entre os inscritos na mais recente edição do Rumos, o programa do instituto voltado à difusão e apoio da produção cultural brasileira.

Em Roraima, a Hutukara Associação Yanomami foi selecionada com o projeto ‘Oficina de Audiovisual para Comunicadores Indígenas’, na modalidade de criação e desenvolvimento/pesquisa e desenvolvimento.

O resultado desta edição do Rumos Itaú Cultural reafirma uma preocupação crescente entre artistas e pesquisadores com a preservação da memória e da organização de acervos. Também volta a trazer uma inflexão em questões relacionadas a assuntos de negritude, femininos, indígenas, urbanos e de acessibilidade.

Com exceção do Amapá, todos os estados brasileiros e o Distrito Federal tiveram propostas contempladas.

Seguido de uma análise sobre os projetos inscritos nesta edição e das adversidades enfrentadas durante o período de seleção, em decorrência da pandemia do Covid-19, o anúncio foi feito pelo diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, pelo diretor, roteirista, produtor e escritor Joel Zito Araújo, e pela atriz, diretora teatral e educadora Lígia Cortez, ambos membros da Comissão de Seleção da 19ª edição do Rumos.