Na tarde desta terça-feira (15), em sessão plenária remota na Assembleia Legislativa de Roraima, os deputados estaduais aprovaram, por unanimidade, o projeto de decreto legislativo que torna a Casa do Pai uma instituição de utilidade pública. Com a declaração, a organização poderá ampliar sua capacidade de atendimento.
A associação funciona desde 2006 e ao longo de 14 anos já atendeu mais de 300 dependentes químicos no Estado. A sede da organização funciona em um terreno cedido por uma igreja, localizado no Água Boa, zona rural de Boa Vista. Todos os serviços prestados no local são gratuitos e os atendimentos médicos, de psicologia e psiquiatria são realizados por 30 voluntários.
Com a aprovação do projeto, a instituição se torna apta a receber recursos públicos e privados para a manutenção e continuidade de suas atividades, permitindo que o tratamento possa ser expandido a outras pessoas.
O autor do decreto legislativo, o presidente da Casa, Jalser Renier (SD), enfatizou na justificativa do projeto, que a partir deste decreto, a instituição contribuirá ainda mais.
“Não restam dúvidas que a associação presta um relevante serviço à sociedade roraimense e poderá contribuir ainda mais”.
Atualmente, são atendidos 24 pacientes, mas de acordo com a administração do local, há uma lista com cerca de 1.200 pessoas na lista de espera.
Segundo o presidente da instituição, JR Lessa, o trabalho desenvolvido é de relevância para toda sociedade. “A dependência química é questão de saúde e segurança pública. Cada dependente que cuidamos é uma família”.