Cotidiano

Hemocentro faz campanha para abastecer estoque de sangue

Neste sábado, 19, o Hemoraima receberá doadores das 7h às 12h

Com a proximidade das festas de fim de ano, o Hemoraima (Centro de Hemoterapia e Hematologia de Roraima) já está se preparando para eventuais emergências. Neste sábado, 19, o Hemoraima receberá doadores das 7h às 12h.

A gerente do núcleo de captação, Juliane Uchoa, explica que as ações que são realizadas no sábado são de extrema importância para a unidade, para que o estoque consiga estar estável antes das festas.

“Por conta do fim de semana prolongado e do feriado, precisamos manter o estoque abastecido para conseguir atender a todas as demandas” explicou Juliane.

Juliane enfatiza que qualquer pessoa pode ir até a unidade para fazer sua doação, e convida a população a comparecer nesse sábado no Centro.

“Quem desejar realizar a doação de sangue deve portar documento original com foto, que será atendido. Lembrando que nosso estoque se encontra em nível crítico e que todas as doações serão muito bem vindas” destaca a gerente.

Você sabia que uma bolsa de sangue pode salvar até quatro pessoas? Sem doadores, não há banco de sangue no Brasil, pois é um ato 100% voluntário. Doe sangue!

 O que é preciso para doar

Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24h antes da doação. Ao chegar no Hemocentro, não esqueça que você deve apresentar um documento oficial com foto.

Menores de 18 anos devem ter consentimento formal do responsável legal ou estar acompanhados no dia da doação e maiores de 60 anos devem ter doado antes.

Gripe, resfriado, febre e COVID-19 são fatores de impedimento temporário de doação. 

O Hemoraima fica localizado na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento) e funciona de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h. Você pode ligar para o número 98404-9594 e obter mais informações.