Estudantes dos cursos e módulos do ensino superior e dos cursos técnicos subsequentes do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) têm até o dia 8 de janeiro de 2021 para renovar suas matrículas. Quem não renovar dentro do período estabelecido pode perder o semestre letivo.
Os alunos dos cursos subsequentes que iniciaram em 2019.2, e dos cursos superiores que iniciaram em 2020.1, poderão renovar a matrícula aqui. Para isso, é preciso acessar o sistema com matrícula e senha e, depois, acessar o Q-Acadêmico, onde será realizada a atualização cadastral e, por fim, a renovação.
PANDEMIA – O CBV, como as outras unidades do IFRR, vem trabalhando na perspectiva da adoção de novas estratégias e flexibilização de rotinas, com o objetivo de acompanhar todos os estudantes. O diretor de Ensino da unidade, professor Ananias Noronha Filho, explicou que alguns alunos não tiveram condições de seguir acompanhando as atividades remotas e que, nesse sentido, o IFRR assumiu o compromisso de ofertar alternativas de recuperação e/ou nova oferta dos componentes quando as aulas presenciais voltarem,
“Com base na Resolução 02 do Conselho Nacional de Educação (CNE), o comitê de crise, por meio do Grupo de Trabalho Calendário Acadêmico, deverá emitir uma nova norma que flexibilize as questões de avaliação, com o intuito de amenizar os efeitos da pandemia na vida escolar dos estudantes”, disse.
Entre as propostas que serão discutidas pela gestão está a possibilidade da oferta de exame final para aqueles que participaram das atividades não presenciais, mas não conseguiram aprovação. Outro compromisso da instituição, segundo o diretor, é a realização de avaliações diagnósticas para avaliar a situação dos estudantes na retomada do ensino presencial.
EVASÃO – Os dados referentes à evasão escolar no período da pandemia ainda estão sendo fechados. Contudo, a avaliação prévia aponta que, no ensino técnico integrado ao ensino médio, os índices estejam abaixo do previsto.
“Podemos afirmar que tivemos algumas transferências para outros estados e escolas, mas não tivemos abandono. Já no ensino superior, os acadêmicos se esforçaram para acompanhar, e no técnico subsequente tivemos o maior número de evasões, o que já era esperado”, falou.
ASSISTÊNCIA – A diretora-geral do CBV, professora Joseane de Souza Cortez, informou que serviços de assistência estudantil que contribuem para o êxito e a permanência dos estudantes têm sido ofertados, entre eles a central de atendimento da Coordenação de Assistência ao Estudantes (Caes), que presta apoio psicológico, assistência social e médica, com atendimento virtual e/ou presencial.
Outro projeto integrado foi o apoio com cartão de internet, uma ação do Governo Federal que busca facilitar o acesso remoto a partir do fornecimento de chips, que é denominada de “Projeto Alunos Conectados”.
“Além disso, demos apoio a estudantes em situação de vulnerabilidade cadastrados na assistência estudantil, que receberam cesta de alimentos a partir da verba do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), bem como a estudantes com problemas de saúde, beneficiando-os com equipamentos de apoio pedagógico, objetivando incluí-los no fazer educativo”, disse.
Atualmente, o CBV está encerrando o primeiro semestre do ano letivo de 2020 e em janeiro recomeça com o segundo. Em meados de 2021, o novo ano letivo deve ser iniciado.