A ação denominada “Operação Reverso II”, encerrou no final da tarde de ontem, 23. Deflagrada pelas Polícias Civis da Região Norte do Brasil, a operação visou o cumprimento de mandados de prisão em aberto no BNMP (Banco Nacional de Mandados de Prisão). Em Roraima foram cumpridos 38 mandados.
De acordo com informações prestadas pelo diretor interino do DOPES (Departamento de Operações Especiais), delegado Fernando Olegário, as prisões foram cumpridas pela equipe da Polinter (Delegacia de Polícia Interestadual) e os trabalhos tiveram início no dia 1º de dezembro.
“Os policiais fizeram um levantamento para localizar e prender essas pessoas, que estavam com as prisões decretadas pela Justiça e ainda não tinham sido cumpridas. As ações que culminaram nas prisões ocorreram não somente na Capital, como também no interior”, destacou.
O nome da Operação “Reverso” refere-se ao fato de que, enquanto alguns presos seguem sendo liberados com o benefício, a polícia tenta colocar atrás das grades os acusados com mandados judiciais pendentes.
“A ideia principal deste trabalho é de evitar que essas liberdades concedidas aos detentos possam influenciar no aumento da criminalidade. Assim, as Polícias Civis da Região Norte, de forma estratégica, integrada e simultânea, deflagraram essa ação policial regionalizada”, destacou o diretor.
Ao longo deste ano, a Polinter cumpriu 222 mandados de prisão e, neste mês de dezembro, até ontem, foram 38 mandados cumpridos.
“São números relevantes. Trata-se de um trabalho minucioso, demorado, pois quem comete crime e sabe que a qualquer momento pode ter a prisão decretada, com certeza não vai querer ser encontrado e, lógico, há toda uma dificuldade encontrada pelos policiais para localizá-los. Mas nossos policiais estão de parabéns, pois estão cumprindo as missões a eles determinadas e com louvor”, destacou o diretor.