Economia

Começaram as vacinações, ta na hora de comprar ações?

Na coluna desta segunda-feira (28), o analista Matheus Lima faz uma abordagem relacionando investimentos com a vacina contra a Covid-19  

A coluna desta segunda-feira (28), assinada pelo analista Matheus Lima, traz um tema que relaciona investimentos com a vacina contra a Covid-19.                                                                             

Começaram as vacinações, tá na hora de comprar ações?

Todos os dias no canal do Youtube da Top Gain falo com mais de 15 mil pessoas e frequentemente recebo questionamentos que rapidamente transparecem o nível de conhecimento de mercado da pessoa como “Devo comprar ações quando sair a vacina da cura do COVID-19? ”, e isso é um pensamento muito comum entre os novos entrantes na bolsa, ao sair uma notícia boa gera-se obrigatoriamente uma oportunidade de compra, mas não é bem assim que funciona.

Existe uma teoria muito conhecida na bolsa de valores criada por Charles Henry Dow que contém os princípios mais importantes para compreender as movimentações dos preços das ações na bolsa e um desses princípios é o que responde a problemática apresentada acima que é “O preço desconta tudo, exceto atos de Deus”.

Um ato de Deus de acordo com a teoria de Dow é um evento inesperado como furacões, terremotos, catástrofes etc. então todos os demais eventos já estão descontados no preço! É incrível a quantidade de pessoas que compram ações de varejistas como Magazine Luiza e Via Varejo por exemplo dias antes da Black Friday com o pensamento que no dia elas vão vender bastante. Mas esses eventos já estão descontados no preço por que já é conhecimento comum que todo ano tem esse evento de maiores estímulos de vendas!

As pessoas muitas vezes compram ações na bolsa pelos motivos mais equivocados e o timing (momento da decisão) errado, considerando por exemplo o lançamento da vacina para acabar com a pandemia, as ações já começam a precificar o otimismo da existência de uma vacina conforme os rumores vão aparecendo. As bolsas mundiais já começaram a subir a partir do momento em que foi apresentado algo com eficácia em animais, depois bons resultados em humanos, e entre essas informações também as negativas como os casos de complicações etc., mas já se sabia que uma vacina estava por vir e com isso os preços já começaram a subir, logo, no momento em que uma vacina é anunciada como oficial e começam as aplicações, as bolsas já vem de uma onda de alta fortíssima precificando justamente a existência da mesma.

Com isso, ao se ter a solução do maior problema mundial da atualidade espera-se que os indivíduos que vinham comprando as ações lá atrás no começo dos rumores comecem a realizar seus lucros em massa, podendo jogar os preços para baixo. Essa é só uma das possiblidades, mas o que é importante apresentar neste documento é que, talvez ao se ter algo 100% concreto já seja tarde demais para comprar.

Encerro com um dizer do mercado financeiro que cada vez mais tem se mostrado verídico que é quando uma ação “sobe no boato e cai no fato” é exatamente isso que simboliza e resume com maestria o material acima.

Perfil – Matheus Lima, 26 anos, pós-graduando em Gestão Financeira pelo INSPER, analista CNPI-T, investidor na Bolsa de Valores e encarregado geral das análises gráficas e recomendações de ações da empresa Top Gain, que oferece diferentes treinamentos para quem quer aprender a investir no mercado financeiro.